Das urnas eletrônicas emergirão neste domingo os nomes capazes d




- Das urnas eletrônicas emergirão neste domingo os nomes capazes de transformar os desafios econômicos do País em pontes para a prosperidade ou em obstáculos de difícil transposição. Do presidente, dos governadores e dos parlamentares eleitos depende a solução de problemas brasileiros.

Não há, mesmo entre os candidatos à Presidência, dúvidas sobre quais sãos os nos que amarram o desenvolvimento. O Brasil precisa voltar a crescer, gerar mais emprego, melhorar a distribuição de renda. A dívida pública, a carga tributária e a integração internacional precisam de providências rápidas e consistentes.

"Zero Hora" ouviu especialistas que, independentemente de simpatias partidárias, apontam alternativas aos novos governantes.

São avaliações e propostas que podem ajudar a remover barreiras e reforçar os pilares que sustentam a economia interna e a inserção internacional do País. (pág. 14 e 15)

- A escalada do confronto entre Estados Unidos e Iraque, que vem monopolizando as manchetes, reduziu consideravelmente o espaço dedicado pelos principais jornais americanos e europeus às eleições presidenciais brasileiras, mas não eliminou o interesse pelo tema.

Nas últimas semanas, dezenas de artigos e reportagens analisaram os rumos da campanha eleitoral, a maioria considerando assegurada a eleição do candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva.

Uma diferença fundamental, contudo, separa o conteúdo de textos publicados nos Estados Unidos e na Europa: ambos concentram-se na nova imagem de político moderado construída por Lula, à qual atribuem o sucesso de sua candidatura, mas a imprensa americana parece encarar com ceticismo a metamorfose, enfatizando suas afinidades com líderes populistas latino-americanos como Hugo Chávez e Fidel Castro. (pág. 21 e 21)

- O prognóstico do Ibope para o primeiro turno, divulgado neste sábado, indica que Germano Rigotto (PMDB) e Tarso Genro (PT) disputarão o segundo turno da eleição para o governo do estado no próximo dia 27.

Rigotto assumiu a liderança com 37% dos votos válidos. Tarso tem 34%. A margem de erro da pesquisa é de 2,5 pontos para mais ou para menos.

Por serem os votos válidos que definem se haverá ou não segundo turno, nesta rodada o Ibope não calculou os percentuais de brancos ou nulos. Os dados somam 100% para facilitar a comparação com o resultado oficial da eleição, que será divulgado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). (Jornal da Eleição, pág. 2 e 3)


Topo da página



10/06/2002


Artigos Relacionados


Meio milhão de urnas eletrônicas serão usadas nas eleições de domingo

Correios entregam urnas eletrônicas de 15 estados neste ano

Cerca de 29 milhões de brasileiros voltam às urnas neste domingo

Segurança e tecnologia das urnas eletrônicas

TSE garante que urnas eletrônicas são à prova de fraudes

Inpe testa urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições