Meio milhão de urnas eletrônicas serão usadas nas eleições de domingo



O transporte das urnas eletrônicas começou em agosto e cerca de 206 mil equipamentos serão entregues

A Justiça Eleitoral disponibilizou 501.923 urnas eletrônicas para 5.568 municípios em que vão acontecer as eleições do próximo domingo (7) para prefeito, vice-prefeito e vereadores. Os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) são responsáveis pela distribuição das máquinas aos locais de votação.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cerca de 140 milhões de pessoas deverão ir às urnas no dia das eleições. As urnas passaram por testes, promovidos pela Justiça Eleitoral, que também reuniu eleitores para a realização de testes públicos, em março deste ano em Brasília (DF).

O objetivo da ação foi verificar a segurança do sistema eletrônico de votação e demonstrar a confiabilidade da urna. 

Nos testes públicos, eleitores foram convidados a tentar atacar a urna eletrônica e todos os seus componentes internos e externos, com a finalidade de explorar eventuais vulnerabilidades do sistema relacionadas à violação da integridade ou ao sigilo do voto. Os resultados foram divulgados no dia 30 de março, assim como o relatório da comissão avaliadora.

Biométricas
Parte dos votos, nesta eleição, será colhida por urnas biométricas. Serão mais de 7,5 milhões de eleitores identificados por meio das impressões digitais no momento da votação. As urnas biométricas serão usadas em 299 municípios de 24 estados.

Com o sistema, o Brasil poderá criar o maior banco de dados de imagens de impressão digital existente no mundo. O processo de identificação deve confirmar a identidade de cada eleitor, comparando a impressão digital apresentada com o banco de dados disponível.

Além do benefício de ordem eleitoral, o Tribunal Superior Eleitora (TSE) firmou acordo com o Ministério da Justiça para colaborar com o fornecimento do Cadastro da Justiça Eleitoral, que compreende mais de 137,8 milhões de eleitores. O sistema auxiliará na implantação do Registro de Identificação Civil (RIC), o número único que identificará cada brasileiro para identidade, carteira de motorista, passaporte e outros documentos.

Correios
Nas eleições deste ano, os Correios são os responsáveis pela distribuição e coleta de 206 mil urnas em 14 Estados brasileiros: Acre, Alagoas, Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia e São Paulo.

A Empresa também realiza o transporte do material de apoio e as urnas ficam armazenadas e só seguem aos locais de votação nos dias 5 e 6 de outubro. Desde 1998, os Correios transportam as urnas eletrônicas por meio de contratos celebrados com os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs).

Calendário Eleitoral
Desde terça-feira (2), nenhum eleitor pode ser preso ou detido, a não ser em flagrante delito. E nesta quarta-feira (3), se encerra o período para propaganda eleitoral no rádio e televisão. Esta quarta também é o último dia para debates entre candidatos. Os tribunais eleitorais devem entregar todos as segundas vias de títulos eleitorais requeridas pelo eleitores até a véspera do pleito, dia 6 de outubro, sábado.

As sessões eleitorais abrem as portas às 8h do domingo, dia 7 de outubro, e funcionam até às 17h. A partir deste horário, começam os boletins de apuração em todo o país.

Como justificar o voto
O eleitor que estiver fora de seu domicílio eleitoral e não votar neste domingo (7), dia da eleição municipal de 2012, deve justificar a sua ausência ao pleito. O eleitor nessa situação tem o período de até 60 dias para apresentar a justificativa em qualquer cartório eleitoral, mas o ideal é que o formulário seja devidamente preenchido e entregue no próprio dia da votação, nos postos de justificativa.

Para justificar a ausência às urnas no dia da votação, o eleitor deve preencher o Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE), que pode ser obtido gratuitamente nos cartórios eleitorais, nos postos de atendimento ao eleitor, nas páginas da internet do Tribunal Superior Eleitoral e dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) de cada Estado e, no dia do pleito, nos locais de votação ou de justificativa.

Depois, é só entregar o formulário preenchido em qualquer um dos locais destinados ao recebimento do RJE, portando um documento oficial de identificação com foto. O eleitor que se encontrar no próprio domicílio eleitoral onde vota não pode justificar a ausência no dia da eleição.

 


Leia mais:

Informatização e segurança garantem agilidade na divulgação dos resultados das eleições brasileiras

Confira página especial sobre a Lei da Ficha Limpa

Semana anterior às eleições tem novas regras

Ações especiais visam garantir segurança durante as eleições municipais

Mais de 140 municípios receberão tropas federais para garantir segurança nas eleições

 

Fonte:

Correios
TSE
Agência Brasil




03/10/2012 18:50


Artigos Relacionados


Inpe testa urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições

Das urnas eletrônicas emergirão neste domingo os nomes capazes d

Segurança e tecnologia das urnas eletrônicas

TSE garante que urnas eletrônicas são à prova de fraudes

Correios entregam urnas eletrônicas de 15 estados neste ano

Urnas eletrônicas começam a ser distribuídas nesta sexta-feira (29) no Rio