De aluna a professora da rede estadual, Beatriz conta sua trajetória
A bióloga faz mestrado na USP e mostra orgulho por ter estudado a vida toda em escola pública
Beatriz Felice Ponzio é professora da Escola Estadual Professor Antônio José Leite, na zona norte da capital. Quando entra na sala de aula para lecionar, lembra da sua professora da 4ª série do ensino fundamental, que despertou nela a paixão pela biologia. "Tive um exemplo durante o Ensino Fundamental que me fez olhar a biologia, a ciência, com outros olhos, que foi a professora Madalena", conta.
- Siga o Governo do Estado no Twitter, Facebook e veja fotos no Flickr
Bióloga de formação, a professora, está cursando mestrado na USP e não esconde o brilho nos olhos quando fala de sua trajetória profissional. "Estudei a minha vida inteira em colégio público, comecei em colégio da prefeitura, fiz [escola do] Estado, graduação e hoje estou na pós-graduação".
Para ela, voltar a uma escola estadual como professora é uma experiência enriquecedora. "Aqui na escola tem duas professoras que foram minhas professoras. Foi gostoso escutar delas ‘nossa, você merece, porque quando você estava do outro lado, você se dedicava'."
Beatriz descreve a satisfação em poder dividir a própria experiência com os alunos e reforça a filosofia de que não há sucesso sem dedicação "Você só vai ser bem sucedido se estudar. Tento mostrar para eles que eles têm oportunidades iguais ou melhores às que eu tive e que eles podem ter muito mais".
Quando questionada sobre o que há de melhor em lecionar, ela não hesita. "O reconhecimento é sensacional. É muito gostoso quando você está terminando a aula e o aluno fala ‘pro, que aula! Aprendi muito!'."
Do Portal do Governo do Estado
10/15/2013
Artigos Relacionados
Conheça Beatriz, ex-aluna e hoje professora da rede estadual de ensino
Aluna da rede estadual volta à escola como professora
Professora da rede estadual conta vivência nos EUA
Bom desempenho no idioma alemão leva aluna da rede estadual a Berlim
Ex-aluna de Centro de Estudos de Línguas é professora universitária na França
Paulo Egydio conta trajetória em livro