De Cusco a São Paulo: Pontes da Arte Colonial
Nova exposição acontecerá no Palácio dos Bandeirantes a partir do dia sete de novembro
“De Cusco a São Paulo: Pontes da Arte Colonial no Acervo dos Palácios”. É o nome da nova exposição que acontecerá no Palácio dos Bandeirantes a partir do dia sete de novembro. Serão expostas no Salão Barroco mais de 100 pinturas, esculturas, mobiliários e objetos sacros em prata. Estas obras estarão dialogando com peças da arte colonial barroca brasileira também pertencentes ao Acervo dos Palácios do Governo.
A arte sacra cusquenha é a representação mais viva do barroco mestiço peruano do século XVI, caracterizado pela representação de ícones e temas do catolicismo associado aos temas incaicos seculares e populares.
A presença de cores fortes, adornos e a riqueza em detalhes e acabamentos meticulosos são marcas representativas deste tipo de arte sacra nascida na América espanhola.
É considerada uma das mais importantes manifestações do trabalho de catequese realizado pela Igreja Católica no início da colonização da América andina.
O termo "cusquenho", no entanto, não se limita a Cusco, origem destas pinturas coloniais hispano-americanas, que foram produzidas igualmente em outros países andinos, como Bolívia e Equador, entre os séculos XVI a XVIII. A denominação se generalizou por ser a cidade de Cusco, no Peru, a capital e o centro do Império Inca. De qualquer forma, a Escola de Cusco é considerada como o primeiro centro pictórico organizado no Novo Mundo.
A diretora do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo, Ana Cristina Carvalho, destaca que a coleção pertencente ao governo paulista foi adquirida no final dos anos 60, quando o então secretário da Fazenda, Luís Arrobas Martins, no Governo Abreu Sodré, reuniu um grupo de críticos de arte e especialistas para auxiliá-lo na montagem da coleção dos Palácios, orientando-os a privilegiar arte moderna brasileira e o barroco. A partir daí, as aquisições foram feitas por meio de concursos e doações.
SERVIÇO
Palácio dos Bandeirantes: Avenida Morumbi, 4.500 - Portão 2
Informações: 2193-8282
Agendamento Eletrônico: www.acervo.sp.gov.br.
Visitas
Segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, sempre em horas cheias.
Sábados, domingos e feriados, das 11h às 16h, sempre em horas cheias.
Todas as visitas são acompanhadas por monitores.
Entrada franca.
Do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo
(L.M.)
11/01/2007
Artigos Relacionados
Paulo Paim pede aprovação de proposta que regulamenta produção de vinho colonial
Semana de Arte e Cultura da USP começa em São Paulo
São Paulo ganha obra de arte da Espanha
Arte: Música francesa no Metrô de São Paulo
Em São Paulo, projetos de dança são referências de arte e cultura
Unesp mantém projeto de arte inclusiva em São Paulo