Debate sobre aeroportos contará com Infraero



A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) realizará reunião para debater com o presidente da Infraero, Carlos Wilson, a situação dos aeroportos brasileiros. O pedido para a audiência foi feito pelo senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), que está preocupado com a superlotação dos principais terminais do país, como o Santos Dumont, no Rio de Janeiro, Congonhas, em São Paulo, e o da Pampulha, em Belo Horizonte.

Azeredo chama a atenção, em seu pedido, para o aumento da demanda aérea nacional, o que, observou, vem provocando a superlotação dos aeroportos. Ele também quer informações sobre os planos da empresa para o outro aeroporto da capital mineira, o de Confins, localizado no entorno de Belo Horizonte e que, segundo afirmou, está ocioso e poderia ser aproveitado para o transporte de cargas. Ele demonstrou, ainda, preocupação com a ociosidade do Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro.

Os senadores aprovaram também requerimento do senador Pedro Simon (PMDB-RS) para realização de outra audiência pública, com o presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Roberto Ziulkoski. Simon pretende conhecer o posicionamento dos municípios sobre a aplicabilidade da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), na oportunidade em que esta completa três anos de sua aprovação. A data das duas reuniões ainda será marcada posteriormente pela secretaria da comissão.

Ainda na mesma reunião, a CAE rejeitou a proposta de obrigar o Banco Nacional de Desenvolvimento e Econômico e Social (BNDES) a aplicar no mínimo 22% dos recursos de seu sistema no financiamento de projetos do setor de agroindústria. O projeto foi apresentado em 1999 pelo senador Álvaro Dias (PDT-PR) e havia recebido uma subemenda substitutiva na CAE. O relator, senador Jonas Pinheiro (PFL-MT), apresentou voto pela rejeição do projeto, argumentando que a medida iria criar uma rigidez negativa na política de aplicações do banco.



08/04/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aeroportos têm movimento normal na véspera de Natal, diz Infraero

Aeroportos da Infraero preparados para alta temporada

Infraero distribui Guia do Passageiro nos aeroportos brasileiros

Presidente da Infraero admite discutir privatização de aeroportos

Terminais de aeroportos vão ampliar capacidade em 85% até 2013, garante Infraero

Infraero concluiu capacitação de Libras nos aeroportos de Brasília e Palmas