Debate sobre terceiro setor inclui exposição sobre cisternas para quem não tem água



No primeiro dia do Fórum Senado Debate Brasil, o terceiro painel de discussões será em torno das experiências brasileiras no terceiro setor, entre elas o trabalho da organização não-governamental Articulação do Semi-Árido (ASA), que agrega mais de 700 entidades da sociedade civil e que, desde 1999, luta pela construção de cisternas nas áreas mais secas do Nordeste.

Às 16h40 de quarta-feira (29), está prevista a exposição de Antonio Gomes Barbosa, coordenador executivo da ASA, que reúne entidades dos mais diversos segmentos, como igrejas, ONGs de desenvolvimento e ambientalistas, associações de trabalhadores rurais e urbanos, associações comunitárias, sindicatos e federações de trabalhadores rurais, todos empenhados em construir cisternas para comunidades onde falta água.

De acordo com a ASA, há um bilhão de pessoas morando em áreas do planeta susceptíveis à desertificação. Entre elas, a maioria dos 25 milhões de habitantes do semi-árido brasileiro - uma área de cerca de 900 mil quilômetros quadrados freqüentemente castigada pela seca.

Em 2003, a ASA realizou um encontro em São Luís para discutir, entre outros assuntos, o projeto "Um Milhão de Cisternas", destinado a erradicar a sede humana na região semi-árida, dotando cada família com uma cisterna para captação de água de chuva a fim de garantir o abastecimento de água de qualidade para consumo humano.

O projeto beneficiaria 1.482 municípios, numa área correspondente a 15,7% do território nacional, atendendo 32 milhões de pessoas, o que corresponde a cerca de 20% da população brasileira. Até o momento, contudo, a ASA informa que só foram construídas 164 mil cisternas. Os esforços da ONG hoje concentram-se sobretudo em fazer esse projeto avançar.

24/11/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Renan abrirá fórum de debate sobre o terceiro setor

Aprovados requerimentos sobre benefício para deficientes e terceiro setor

Rádio Senado apresenta especial sobre terceiro setor

Fórum de debates sobre o terceiro setor deverá contar com 23 palestrantes

Audiências sobre benefícios das pessoas com deficiência e regulamentação de ações do terceiro setor são aprovadas

CRE realiza terceiro debate sobre aquisição de caças FX-2