Decisão sobre candidatura de não filiados a partidos fica para próxima semana



A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) deverá votar na reunião da próxima quarta-feira (10) proposta de emenda à Constituição (PEC 21/06) de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS) que permite a candidatura avulsa, ou seja, de pessoas não filiadas a partidos políticos. O relator, senador Marco Maciel (DEM-PE), é contrário à proposta, por entender que a democracia exige partidos políticos fortes, com bons programas, boas idéias e boas propostas, para que sejam de fato instrumentos da governabilidade.

Ao defendeu a proposta de Paim, por considerar importante dar oportunidade a pessoas que queiram apresentar suas candidaturas avulsas, o senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) solicitou vista (tempo para exame) da matéria que estava na pauta de hoje.

O senador Antonio Carlos Junior (DEM-BA) manifestou-se de forma favorável ao relatório de Marco Maciel. Ele argumentou que a PEC vai na contramão da luta de fortalecimento dos partidos.

-Partidos fracos, democracia fraca. Nós precisamos é fortalecer os partidos e aprimorar a legislação eleitoral - argumentou o senador pela Bahia.

Mais informações a seguir



04/06/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Decisão sobre cotas em universidades fica para próxima semana

Decisão sobre lei de intervenção na economia fica para próxima semana

Decisão sobre discussão do Fundo Social do pré-sal fica para próxima semana

Decisão do Congresso sobre créditos e Orçamento fica para próxima semana

Decisão sobre fuso horário do Acre fica para a próxima semana

Decisão na CCJ sobre coligações nas eleições proporcionais fica para a próxima semana