Defesa Civil brasileira participa do Exercício Mundial de Emergência



O Exercício Mundial de Emergência, que será realizado na madrugada do próximo sábado (15) pretende aplicar um procedimento para acelerar o processo de socorro. A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec) do Ministério da Integração Nacional participa do  encontro por meio de uma estação de rádio da Rede Nacional de Emergência de Radioamadores (Rener). O exercício vai demonstrar que uma mensagem de desastre ocorrido em determinado município pode ser transmitida diretamente para uma coordenadoria estadual de Defesa Civil, ou retransmitida por outra estação que receba a mensagem.

A atividade será organizada pela União Internacional de Radioamadores (Iaru) e apoiada pela Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão (Labre).

“O grande objetivo desse exercício é demonstrar ao Sistema Nacional de Defesa Civil e suas coordenadorias estaduais, que esse serviço, além de ágil e gratuito, está à disposição da sociedade,” destaca Paulo César Santos, responsável pelo projeto Rener.

O encontro via rádio está com as inscrições abertas para interessados em participar do exercício, principalmente voluntários da Rener e demais radioamadores. O prazo para enviar a inscrição para o e-mail [email protected] encerra nesta quarta-feira (12), às 18 horas. 


Fonte:
Ministério da Integração Nacional



12/05/2010 11:15


Artigos Relacionados


População pouco participa de exercício de emergência em Angra dos Reis, afirma diretor da CNEN

Defesa Civil reconhece emergência em cidades de MG

Defesa Civil vê emergência em 139 municípios da Bahia

Defesa Civil alega situação de emergência no Sul e Nordeste

Defesa Civil decreta situação de emergência em Macapá

Defesa Civil vê emergência em 50 cidades de Santa Catarina