Defesa Civil quer mudanças no repasse de verba para estados e municípios
A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec) quer modificar algumas etapas do processo de liberação de recursos para os estados e municípios atingidos por desastres naturais, como chuvas e secas. Entre as alterações em estudo estão a contratação de uma empresa de consultoria para identificar os danos e apontar as obras de reconstrução necessárias após as tragédias e a desburocratização no repasse de dinheiro para projetos de prevenção.
Parte das mudanças já está em andamento, de acordo com subsecretário da Sedec, Ivan Ramos. Em agosto, cinco estados e 25 municípios começarão a usar, em uma operação piloto, o cartão de pagamento da Defesa Civil, que deve diminuir o tempo de liberação dos recursos e permitir que os gastos sejam monitorados pelos órgãos de fiscalização de forma quase imediata. “Tudo será publicado no Portal da Transparência”, disse Ramos na terça-feira (9), em audiência pública na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara.
A Sedec pretende firmar parcerias com instituições financeiras para agilizar e monitorar os convênios com estados e municípios e está reformulando manuais para orientar os entes federados sobre a elaboração dos planos de trabalho e projetos básicos para pleitear recursos.
A contratação de uma empresa de consultoria, segundo Ramos, poderá garantir que o dinheiro liberado pelo governo seja compatível com os danos provocados pelas tragédias. Pela proposta, caberá à empresa identificar as obras de recuperação necessárias e elaborar os projetos emergenciais. Atualmente, os municípios apresentam os planos de trabalho com base apenas em relatórios fotográficos dos estragos.
Além de aumentar o controle sobre o dinheiro liberado após as situações de emergência ou calamidade, Ramos disse que a Sedec quer aumentar o volume de repasses para medidas preventivas e acelerar a liberação de recursos para esse tipo de projeto. “Temos que inverter a lógica e focar na prevenção de desastres. Podemos ter um PAC [Programa de Aceleração do Crescimento] da Prevenção, com recursos descontingenciados”.
Fonte:
Agência Brasil
10/08/2011 10:38
Artigos Relacionados
César Borges quer votação do projeto de sua autoria que destina verba para o Fundo Nacional de Defesa Civil
Perillo quer repasse do seguro obrigatório diretamente a estados e municípios
Governo vai repassar recursos a estados e municípios com planos de defesa civil
Integração autoriza repasse de R$ 10 milhões para ações de defesa civil em Manaus
Governo cria cartão para agilizar repasse de verbas emergenciais da Defesa Civil
Repasse de recursos para a saúde em estados e municípios terá nova regra