Defesa do consumidor divulga metas de redução de reclamações



Empresas nos setores de telecomunicações, serviços financeiros, supermercados e varejo se comprometeram com o governo a diminuir o número de reclamações de consumidores dentro do prazo de um ano. As metas foram divulgadas nesta segunda-feira (26) pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), do Ministério da Justiça (MJ).


No setor de telecomunicações, a empresa Claro se comprometeu a reduzir em 15% o número de atendimentos levados aos Procons no ano de 2010. Já a Tim se compromete com a redução de 25%. A Vivo estabeleceu como meta uma redução de 20% no número de atendimentos feitos nos Procons. 

 

No setor de serviços financeiros, o Banco do Brasil e o Bradesco estabeleceram a meta de 10% de redução para 2010. Já a Caixa e HSBC prometeram reduzir em 5% os atendimentos. Citibank e Santander definiram a meta de 15%. Para o banco Itaú a meta é reduzir em 13,8% os problemas.


As representantes do setor de supermercados e varejo também apresentaram metas de redução nas reclamações para 2010. O Carrefour Comércio se comprometeu a uma meta de 15% de redução. Já o Carrefour Financeiro e o Walmart têm como meta 5% de redução. Pão de Açúcar e Ponto Frio se comprometem com a redução de 30%.  
 

Cadastro de reclamações


O Cadastro Nacional de Reclamações Fundamentadas de 2009, divulgado em dezembro do ano passado, apontou que telecomunicações, assuntos financeiros, saúde e supermercados foram os setores que mais receberam reclamações de consumidores, no período de 1º de setembro de 2008 a 31 de agosto de 2009, nos Procons de 22 estados brasileiros e do Distrito Federal.

 

Este ano, o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) elaborou um relatório com o objetivo de detalhar os dados do Cadastro Nacional de Reclamações Fundamentadas 2009. Foram oficiadas as associações que representam as empresas dos segmentos bancário e supermercadista (Febraban, ABBC, ABECS, ABRAS) e a agência reguladora do setor de telecomunicações (Anatel), para que todos pudessem expor o seu posicionamento quanto aos problemas apresentados e propor soluções. 

 

Fonte:
Ministério da Justiça



27/04/2010 12:09


Artigos Relacionados


Defesa do Consumidor divulga recall dos veículos Nissan Frontier

Defesa do consumidor divulga resultado do projeto Indicadores Públicos

Defesa do consumidor divulga balanço de atendimentos contra aparelho celulares

Defesa do Consumidor divulga recalls de modelos da Renault, Honda e Jaguar

Defesa do Consumidor: Procon-SP divulga folheto sobre medicamento genérico

Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor divulga boletim de orientação sobre investimentos