Defesa do Consumidor divulga recalls de modelos da Renault, Honda e Jaguar



O Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPCD) do Ministério da Justiça divulgou na quarta-feira (3) campanhas de recall para modelos da Jaguar, Renault e Honda.

O Código de Defesa do Consumidor obriga o fornecedor a efetuar o reparo ou a troca do produto ou serviço defeituoso a qualquer momento e de forma gratuita. Caso haja problemas, o consumidor poderá procurar um dos órgãos de defesa do consumidor.


Jaguar

A NGN Importadora de Veículos do Brasil iniciou campanha de recall para a substituição do tubo da direção assistida (PAS) dos veículos Jaguar XF e XK, produzidos em 2010 e 2011.

A campanha abrange dez veículos com numeração de chassi AA06W0AFR67169, AA06W1AFR70436, AA06W4AFR67157, AA06W4AFR67160, AA06W5AFR67166, AA06W7AFR70439, AA06X2ALR75879, AA06X3ALR75888 e AA08Y0AMR75914.

A empresa informou que “é possível que os tubos de direção assistida apresentem corrosões, permitindo a fuga de fluído”. A perda desse fluído pode provocar ruídos no sistema hidráulico e perda da direção assistida.



Renault

A campanha de recall da Peugeot vai substituir as travas das válvulas de admissão e de escape do motor dos veículos Clio, Logan e Sandero, motor 1.0 16V.

A campanha abrange 5736 veículos colocados no mercado de consumo, com numeração de chassi não sequencial compreendida entre os intervalos 8ª1CB8V05BL632563 a 8ª1CB8W05BL729368.

Segundo a empresa, “foi verificada a não conformidade no processo de produção de um lote específico das travas das válvulas do motor”. A quebra das travas das válvulas do motor pode ocasionar danos aos componentes internos e consequente imobilização do veículo o que, em casos extremos, pode causar acidentes. 

Mais informações podem ser obtidas direto com a empresa por meio do telefone 0800 0555615 ou no site da fabricante.


Honda

A campanha da Honda Automóveis do Brasil anunciou campanha de recall dos veículos modelo New Civic para substituição dos parafusos de fixação da polia da bomba d’água.

A campanha abrange 101.693 veículos com numeração de chassi 93HFA, compreendida entre os intervalos 8Z240866 a 8Z606861 para modelos 2008, 9Z100005 a 9Z501862 para modelos 2009, AZ100001 a AZ600480 para modelos 2010 e BZ100003 a BZ106840 para modelos 2011.

Em relação ao defeito, a empresa informou que "devido a um desvio no processo de produção do fornecedor da polia da bomba d’água, algumas unidades podem apresentar convexidade acima do especificado". O defeito pode ocasionar a ruptura dos parafusos de fixação da polia.

Mais informações sobre a campanha podem ser obtidas direto com a empresa pelo telefone 0800 775 53 46 ou no site da Honda.



Fonte:
Ministério da Justiça



04/08/2011 10:32


Artigos Relacionados


Defesa do consumidor divulga metas de redução de reclamações

Defesa do Consumidor divulga recall dos veículos Nissan Frontier

Defesa do consumidor divulga resultado do projeto Indicadores Públicos

Defesa do consumidor divulga balanço de atendimentos contra aparelho celulares

Defesa do Consumidor: Procon-SP divulga folheto sobre medicamento genérico

Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor divulga boletim de orientação sobre investimentos