Defesa implanta Serviço de Informação ao Cidadão



O Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) da Defesa ficará pronto até o próximo dia 30. A informação foi dada pelo secretário de Organização Institucional (Seori), Ari Matos Cardoso, do Ministério da Defesa, em reunião ordinária do grupo de trabalho da Lei de Acesso à Informação (LAI).

A diretora de Prevenção à Corrupção, Vânia Vieira, da Controladoria-Geral da União (CGU), traçou um breve panorama sobre a implantação da Lei 12.527, que tem o objetivo de disponibilizar documentos e informações oficiais aos cidadãos, e entrará em vigor em 16 de maio deste ano.

O trabalho de implantação da LAI é coordenado pela Casa Civil. A CGU é responsável pelo desenvolvimento de um sistema que armazenará todos os pedidos e respostas e que funcionará de forma centralizada. A diretora do órgão afirmou que a ferramenta vai permitir “o acompanhamento de prazos e a entrada e saída dos protocolos de demanda.”

O Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) é um espaço para o recebimento de pedidos de consulta aos documentos oficiais. Cada órgão central e sede administrativa do governo deve ter, pela lei, pelo menos uma unidade física para desenvolver esse serviço. Os ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, do Planejamento, Orçamento e Gestão, e da Pesca e Aquicultura já montaram seus SICs.

A lei só passará a valer após a publicação de decreto presidencial. “Há expectativa de que a Casa Civil circule uma minuta, já na semana que vem, para a implantação da lei”, afirmou a diretora da CGU.

Para solicitar alguma informação, o requerente deverá ir ao SIC mais próximo e preencher um formulário, ou acessar o site da controladoria e encaminhar o documento via sistema eletrônico. Os pedidos também poderão ser feitos via telefone, caso os órgãos disponibilizem um número. “Mas esse serviço é opcional”, reiterou Vânia.

Pela norma, não será necessário expor o motivo da consulta, uma vez que o pressuposto básico da nova lei é de que toda informação em poder do governo, produzida pelo governo, é pública.

Os órgãos terão 20 dias, prorrogáveis por mais dez, para enviar as respostas aos pedidos. Caso a informação solicitada seja de caráter sigiloso, ela não será disponibilizada.

“É previsível que teremos questionamentos jurídicos”, afirmou o secretário Ari Matos, ao ser indagado sobre assuntos de inteligência e de natureza pessoal que venham a ser requeridos e, consequentemente, expostos.

A reunião aconteceu nesta quinta-feira (12), no auditório do MD, e contou com a presença, além dos palestrantes, de representantes da administração central do ministério, do Hospital das Forças Armadas (HFA), da Escola Superior de Guerra (ESG), e dos comandos da Marinha, Exército e Aeronáutica. Todos os presentes fazem parte do grupo de trabalho de implementação da LAI e, após o encontro, conheceram o local onde funcionará o SIC da Defesa. 

 

Fonte:
Ministério da Defesa



13/04/2012 16:14


Artigos Relacionados


Funai instala Serviço de Informação ao Cidadão

Ministra dos Direitos Humanos inaugura Serviço de Informação ao Cidadão

Ministérios criam Serviço de Informação ao Cidadão para publicar dados do governo

Serviço: Dersa implanta disque Rodoanel Trecho Sul

Serviço: Ipesp implanta mais um número de teleatendimento

Transportes: Dersa implanta serviço ao usuário com tecnologia de ponta