Definição sobre os presidentes das comissões fica para a próxima semana



A definição dos partidos que indicarão os presidentes das comissões de Assuntos Econômicos (CAE), Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e Relações Exteriores (CRE) foi adiada para a próxima terça-feira (11), em reunião marcada para começar às 11 horas, no gabinete da presidência do Senado. O PT, que tem a terceira bancada do Senado, pleiteia a CAE. Pela tradição, a CAE e a CCJ são presididas pelas duas maiores bancadas - atualmente PMDB e PFL.

Na noite desta segunda-feira (3), os líderes do PMDB, Renan Calheiros (AL); do PFL, José Agripino Maia (RN); do PSDB, Arthur Virgílio (AM); do PTB, Fernando Bezerra (RN); e do PSB, Antonio Carlos Valadares (SE), além do líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante (PT-SP); da vice-líder do PT, Ana Júlia (PT-PA); e do senador Amir Lando (PMDB-RO) reuniram-se com o presidente José Sarney, na tentativa de solucionar a disputa.

Segundo Renan Calheiros, a bancada do PMDB não aceita abrir mão de ser a primeira a escolher a comissão temática que presidirá. Ele entende que, caso abrisse mão dessa prerrogativa, o partido -teria que ir para o final da fila-, em função da disposição de outras legendas em ocupar as principais comissões. Calheiros disse ainda que os senadores do partido estão divididos sobre qual comissão escolher - CAE ou CCJ. -Na hora certa estaremos unidos-, afirmou.

Para o senador José Agripino, dificilmente o PMDB deixará de indicar o presidente da Comissão de Assuntos Econômicos. -Meu feeling diz que o partido também não aceitará trocar a CAE pela Comissão de Relações Exteriores-, opinou. Ele revelou que o PFL já definiu que indicará o senador Antônio Carlos Magalhães (PFL-BA) para a primeira comissão que couber ao partido e José Jorge (PFL-PE), para a segunda.

Já o senador Aloizio Mercadante considera ser possível um acordo com o PMDB e o PFL em torno da presidência das três principais comissões temáticas da Casa. Ele manifestou a intenção do PT em negociar e chegar a um consenso com os demais partidos. -Formamos um bloco (PT, PSB, PL e PTB) que tem 24 senadores, a maior bancada, pelo regimento, mas não queremos utilizar critérios regimentais-, explicou.



03/02/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissões devem eleger presidentes na próxima semana

Lideranças partidárias escolhem na próxima semana presidentes das comissões

Sarney convoca reunião das comissões para definição de seus presidentes

Votação de relatório sobre MP do BNDES fica para a próxima semana

Votação do projeto sobre estágios fica para a próxima semana

Decisão sobre cotas em universidades fica para próxima semana