Sarney convoca reunião das comissões para definição de seus presidentes



O presidente do Senado, José Sarney, marcou para a manhã desta quarta-feira (4) reuniões de todas as comissões permanentes para a escolha de seus dirigentes. Instado por uma questão de ordem do senador Alvaro Dias (PSDB-PR) a respeito da indefinição na escolha da presidência das comissões, Sarney chegou a marcar uma reunião de líderes para a noite desta terça-feira (3), mas a pedido do senador José Agripino (DEM-RN), decidiu-se pela reunião das comissões na quarta.

VEJA MAIS

Parlamentares de quase todos os partidos pediram a intervenção de Sarney, pois não se chegou a um acordo a respeito da presidência das comissões, especialmente a de Serviços de Infraestrutura (CI). O PT quer a presidência da comissão, que ficaria com a senadora Ideli Salvatti (SC), mas o cargo também é pleiteado pelo PTB, que o destinaria ao senador Fernando Collor (AL). A indefinição está emperrando a escolha dos dirigentes de outras comissões.

O líder do governo do Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), afirmou que há "95% de consenso" entre os partidos e, renunciando à tentativa de alcançar o entendimento, sugeriu que se parta para a votação com os dois candidatos à presidência da única comissão a que não se chegou a um acordo. Arthur Virgílio (PSDB-AM) apontou a paralisação da Casa, que não conseguiu votar mais nada importante nos últimos dias e afirmou que seu partido é contrário à solução prevista no Regimento Interno - e apontada pelo presidente do Senado - de que as comissões funcionem sob a presidência dos senadores mais velhos até a escolha de seus dirigentes.

O senador Osmar Dias (PDT-PR) assinalou ainda o que seria o "descumprimento da Constituição", já que não está se assegurando "tanto quanto possível a representação proporcional" na constituição das mesas, como diz o artigo 58. A aplicação da proporcionalidade também foi lembrada pelo senador Renato Casagrande (PSB-ES).

Ao responder às críticas e comentários dos parlamentares, Sarney afirmou que a tabela da proporcionalidade foi enviada aos líderes e que o senador mais velho de cada comissão como define o Regimento Interno - e a Constituição, que recomenda sua aplicação - deveria convocar as eleições. Ele acrescentou que, se as comissões não se reuniram, foi por uma "questão política, e não regimental".

Sarney também rejeitou a ideia de que a Casa está paralisada, já que ocorreram eventos importantes desde a escolha da nova Mesa, ocorrida há menos de um mês, como a reunião realizada na manhã desta terça-feira para analisar a crise econômica e suas repercussões no Brasil e a criação da comissão conjunta para consolidar os projetos referentes à reforma tributária. Sarney lembrou ainda que a Câmara dos Deputados também não definiu os presidentes de suas comissões:

- Casas políticas são assim.

Elina Rodrigues Pozzebom / Agência Senado



03/03/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Definição de pauta do Plenário depende de reunião com presidentes de comissões na terça

Sarney convoca reunião de líderes para as 18h para definir escolha das presidências de comissões

Definição sobre os presidentes das comissões fica para a próxima semana

AS COMISSÕES, SEUS PRESIDENTES E RELATORES

Arthur Virgílio quer agilidade na definição dos presidentes das comissões permanentes do Senado

Reunião de líderes termina sem acordo para indicação de presidentes de comissões