Definidos os 20 vencedores do 4º Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio Brasil



Na terça-feira (8), foram definidos os 20 projetos e iniciativas de prefeituras e organizações da sociedade civil vencedoras da 4ª edição do Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) Brasil. A escolha dos premiados foi feita por um júri composto por 15 especialistas de todo o País, após reunião realizada na Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

Nesta edição, o Prêmio ODM Brasil recebeu 1.638 práticas inscritas - sendo 720 de organizações e 918 de prefeituras. Do total das inscrições, 51 práticas foram pré-selecionadas e visitadas in loco por um comitê técnico integrado por representantes do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e da Enap. Destas, quatro são da região Centro-Oeste; 13 do Nordeste; seis do Norte; 20 do Sudeste e oito do Sul.

A avaliação foi baseada nos seguintes critérios: contribuição para o alcance dos ODM; caráter inovador; possibilidade de tornar-se referência para outras ações similares; perspectiva de continuidade ou replicabilidade; integração com outras políticas; participação da comunidade; existência de parcerias; e manutenção da qualidade nos serviços prestados.

Participaram da abertura da reunião o secretário-executivo da Secretaria-Geral da Presidência da República, Rogério Sottili; o representante do Programa Nacional das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) no Brasil, Jorge Chediek; o representante do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, Odilon Faccio; o presidente da Enap, Paulo Carvalho; o chefe de gabinete da Presidência do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Fábio Sá; além da diretora de Comunicação e Pesquisa do Ipea, Enid Rocha; e da secretária-adjunta da Secretaria de Avaliação e Informação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Paula Montagner.

 

Prêmio ODM

O Prêmio ODM Brasil é uma iniciativa pioneira no mundo e foi criado em 2004 com a finalidade de incentivar ações, programas e projetos que contribuem efetivamente para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. O prêmio é coordenado pela Secretaria-Geral da Presidência da República, em parceria com o Programa Nacional das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e com o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade.

A coordenação técnica é de responsabilidade do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e da Enap. A cerimônia de premiação dos 20 contemplados deve acontecer no final do mês de maio.

Para conhecer as práticas vencedoras clique aqui.

 

Fonte:
Secretaria Geral da Presidência da República



09/05/2012 15:20


Artigos Relacionados


Especialistas se reúnem para escolher 20 vencedores do Prêmio Objetivos do Milênio no Brasil

Inscrições para Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio Brasil vão até dia 31

Abertas as inscrições para o Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio Brasil

Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio tem inscrições prorrogadas até 18 de novembro

Florianópolis, São Luís e Manaus sediarão Prêmio Objetivos do Milênio Brasil

4ª edição do Prêmio Objetivos do Milênio é lançada em Araçatuba (SP)