Delcídio Amaral anuncia cortes no Orçamento de 2009 em função da crise
Após reunir-se com o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, nesta quinta-feira (16), o relator-geral do projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2009, Delcídio Amaral (PT-MS), anunciou à imprensa que a peça orçamentária do próximo ano poderá sofrer cortes em custeio e até mesmo em investimentos em função da crise financeira internacional.
Delcídio disse que a avaliação de Henrique Meirelles da conjuntura econômica é de que os principais países do mundo terão inflação e um crescimento muito menor do que o projetado. A expectativa, disse o senador, é de que o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro cresça menos nos próximos anos.
- O posicionamento de Meirelles é absolutamente realista, equilibrado e de alguém que entende que a crise é séria e naturalmente vai ter desdobramentos no Brasil. Ele está convicto das providências que o Banco Central (BC) tem tomado não só com relação ao mercado interno, mas também com relação a exportações, pois reconhece que há dificuldades, que há problemas com empresas no Brasil que apostaram num dólar menor, ao contrário da política do BC, que apostou numa relação real-dólar mais elevada - disse.
De acordo com Delcídio, o relatório preliminar do projeto do Orçamento 2009, que deverá ser apresentado no dia 21, deverá trazer indicativos de cortes em custeio e investimento, preservando, no que for possível, obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e os programas sociais do governo federal.
Laércio Franzon / Agência Senado
16/10/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Delcídio anuncia cortes no Orçamento de 2009 em função da crise
Delcídio Amaral vai relatar Orçamento e Serys, LDO de 2009
Delcídio Amaral adia apresentação de relatório preliminar ao Orçamento 2009
Delcídio Amaral negocia com Paulo Bernardo cortes em dois ministérios
Delcídio do Amaral propõe solução negociada para crise na Siria
Delcídio apoia cortes no orçamento, "pois a situação piorou"