Delcídio destaca papel do Senado na discussão do pacto federativo



Em pronunciamento nesta quinta-feira (14), o senador Delcídio Amaral (PT-MS) comentou a decisão do governo federal de aprovar “fatiadamente” uma série de medidas relativas ao pacto federativo, e manifestou esperança de que as medidas sejam capazes de promover o desenvolvimento nacional e reduzir as disparidades regionais. Delcídio, que elogiou os esforços da presidente Dilma Rousseff para enfrentamento da crise mundial, disse contar com o apoio dos colegas para consolidar condições mais favoráveis ao progresso das unidades federativas.

- Se fizermos essa lição de casa, colaborando com a política do governo federal, promovendo ajustes, mantendo o pacto federativo e criando melhores condições para o desenvolvimento de cada estado da Federação, vamos avançar bastante – afirmou.

Delcídio Amaral lembrou que o Brasil tem tomado as medidas necessárias para aquecer o consumo, incentivar a produção e gerar empregos, mas enfrenta outros desafios relativos à política industrial e à competitividade da indústria. Entre as medidas que considera necessárias, o senador apontou a redução no custo da energia elétrica.

- O custo da energia hoje leva a uma perda de competitividade em setores industriais, principalmente em eletrointensivos importantes. Portanto, esse é um desafio que nós precisamos perseguir - alertou.

Delcídio Amaral, citando a discussão sobre a guerra dos portos, também lamentou a “competição absolutamente desigual” de produtos importados, e apelou por uma decisão que dê fim à controvérsia sobre a constitucionalidade dos benefícios concedidos pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz).



14/06/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Walter Pinheiro diz que CPI não vai paralisar o Senado e destaca discussão do pacto federativo

Casildo Maldaner destaca pontos de convergência na discussão do pacto federativo

Senado deve liderar discussão do pacto federativo, diz Wellington Dias

Perillo defende inserção do pacto federativo na discussão dos 'royalties'

Discussão sobre pacto federativo não é técnica, e sim política, diz historiadora

CAE terá papel importante na revisão do pacto federativo, afirma Sérgio Souza