CAE terá papel importante na revisão do pacto federativo, afirma Sérgio Souza



Recém-eleito vice-presidente da Comissão de Assuntos econômicos (CAE), o senador Sérgio Souza (PMDB-PR) fez, nesta sexta-feira (1º), uma previsão dos temas importantes a serem tratados pelo colegiado nos próximos dois anos.

Segundo ele, os parlamentares terão que enfrentar questões relevantes como a repactuação das dívidas dos estados e dos municípios, a unificação do ICMS, a revisão do pacto federativo, bem como a adoção de medidas de incentivo à produtividade e a eficiência de diferentes setores da economia nacional.

- Trata-se de uma agenda legislativa intensa e importante para aprimorar o pacto federativo. A CAE vai realizar debates e votar matérias que promovam a eficiência e melhora do ambiente econômico do Brasil - disse.

Elogios

Sérgio Souza elogiou a condução da política econômica por parte do governo e ressaltou que a economia brasileira mantém-se solida mesmo após crise americana de 2008 e a atual crise dos países da Zona do Euro.

Segundo ele, mesmo com crescimento baixo, é preciso considerar outras variáveis macroeconômicas positivas, como a baixa taxa de desemprego de 5%:

- A Grécia está com 27%; a Espanha, com 26%; sem falar em vários outros países europeus, com índice acima de 20% - lembrou.

O senador destacou ainda os US$ 380 bilhões em reservas do Brasil e o fato de o país ser atualmente o terceiro maior credor dos Estados Unidos, atrás apenas de China e Japão.

- Éramos reféns do Fundo Monetário Internacional [FMI] até há poucos anos. É indiscutível o êxito do governo em evitar que a crise internacional provoque reflexos danosos ao país - constatou.



01/03/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sérgio Souza apoia reivindicações de prefeitos e defende rediscussão do pacto federativo

Conjunto de medidas do governo terá impacto positivo na indústria, afirma Sérgio Souza

Ana Amélia defende revisão do pacto federativo

Paim defende revisão do pacto federativo

Três comissões debatem revisão do pacto federativo

Casildo Maldaner cobra revisão do pacto federativo