Delcidio destaca programa de fontes alternativas de energia elétrica



O senador Delcidio Amaral (PT-MS) afirmou que o Programa de Incentivos às Fontes Alternativas de Energia Elétrica (Proinfa) é fundamental para renovar a matriz energética brasileira e destacou que o programa, coordenado pelo Ministério de Minas e Energia, prevê a instalação de capacidade produtiva equivalente a 30 mil megawatts (MW) até 2005.

O programa deverá contar com investimentos de R$ 8,6 bilhões, com geração de 150 mil novos empregos diretos e indiretos, segundo o senador, e será uma "solução definitiva" para que o país não mais enfrente crises energéticas como a de 2001.

Delcidio Amaral ressaltou a obrigatoriedade de um índice mínimo de nacionalização de 60% dos equipamentos, destacando também a duplicação da participação das energias alternativas de fontes renováveis na matriz energética brasileira, que passam de 3% para 6% do total. Hoje, a energia hidráulica corresponde a 90% da geração no Brasil.

O representante sul-mato-grossense enfatizou que a energia eólica (produzida por meio dos ventos) atuará de forma complementar na Região Nordeste, onde apresenta uma sazonalidade diferente das hidrelétricas (os ventos aumentam quando as chuvas diminuem). A energia eólica é a que mais cresce no mundo, em especial na Alemanha e na França, e no Brasil espera-se a implantação de 4 mil MW obtidos da força dos ventos nos próximos 10 anos, com ênfase na nacionalização de geradores eólicos, afirmou o senador.

Nas regiões Sul e Sudeste será utilizada a biomassa, obtida a partir de um subproduto da produção de álcool e açúcar, que é o bagaço da cana. Delcidio ainda destacou a importância das pequenas centrais hidrelétricas em vários estados do Brasil, que poderão ser colocadas em operação em 18 meses, enfatizando que as fontes de energia alternativa serão distribuídas ao longo do sistema, garantindo confiabilidade melhor.



30/03/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Delcidio ressalta êxito do programa de fontes alternativas de energia

Programa da TV Cultura questiona as fontes alternativas de energia

Fontes alternativas garantem geração de energia

TV Senado discute fontes alternativas de energia

Seminário aborda fontes alternativas de energia

Fontes alternativas de energia terão novos benefícios