Fontes alternativas de energia terão novos benefícios



A Comissão de Serviços de Infra-Estrutura (CI) aprovou projeto do senador licenciado José Jorge (PFL-PE), atual ministro de Minas e Energia, que estende a todos os aproveitamentos de fontes alternativas renováveis de energia elétrica o benefício de redução de pelo menos 50% nos valores das tarifas de uso dos sistemas elétricos de transmissão e distribuição. O benefício já é concedido às pequenas centrais hidrelétricas. O projeto seguirá para exame da Câmara dos Deputados, exceto se houver recurso para que o texto seja submetido ao Plenário do Senado.

A proposta também permite aos fabricantes de energia alternativa, entre elas a eólica (ventos) e solar, a comercialização de energia diretamente com consumidores com carga seja maior ou igual a 500 quilowatts.

- O país precisa promover o aproveitamento crescente de outras fontes de energia, principalmente no Sudeste, Sul e Nordeste, onde o potencial hidrelétrico está praticamente todo utilizado - observou José Jorge na justificativa do projeto. Conta de luz

Na mesma reunião, a CI aprovou projeto da Câmara que obriga as concessionárias de distribuição de energia elétrica a veicular, no verso das contas de luz, instruções alertando os consumidores quanto aos procedimentos a serem adotados em caso de queda de tensão ou interrupção no fornecimento.

Para o relator da matéria, senador Valmir Amaral (PMDB-DF), o projeto vem ao encontro do interesse e da própria segurança dos consumidores, que podem tornar-se aptos a resolver de modo adequado emergências em suas residências decorrentes de falhas no fornecimento de energia elétrica.

24/04/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Fontes alternativas garantem geração de energia

TV Senado discute fontes alternativas de energia

Seminário aborda fontes alternativas de energia

Programa da TV Cultura questiona as fontes alternativas de energia

Proposta de Raupp incentiva fontes alternativas de energia

CI VOTARÁ INCENTIVO PARA FONTES ALTERNATIVAS DE ENERGIA