Delcidio homenageia Itaipu Binacional pelo transcurso do 30º aniversário da empresa



O 30º aniversário de inauguração da Itaipu Binacional, que transcorreu no último dia 4, foi lembrado em discurso do senador Delcidio Amaral (PT-MS), que homenageou "a todos os que ajudaram a construir esta que é a maior hidrelétrica do mundo", com potência instalada de 12.600 megawatts, o suficiente para atender a 24% do consumo brasileiro.

- Apesar de seu extraordinário desempenho, Itaipu não se limita à produção de energia. A empresa, como tem sido dito por seu presidente Jorge Samek, tem uma história de respeito ao meio ambiente, de integração com a comunidade, de geração de renda para os municípios limítrofes, de envolvimento com turismo regional e de responsabilidade social - destacou Delcidio.

Segundo o senador, desde a fase de projeto, Itaipu sempre teve uma preocupação especial com o meio ambiente, para garantir a qualidade da água do reservatório e preservar a fauna e a flora da região. O programa de conscientização ambiental Cultivando Água Boa, exemplificou o senador, envolve toda a comunidade lindeira e objetiva a preservação das nascentes e margens dos rios e córregos que deságuam no lago pela margem brasileira.

Com 1,46 milhão de quilômetros quadrados de área alagada, desde 1991 Itaipu paga compensação financeira, com base na Lei dos Royalties, aos municípios afetados pelo alagamento de terras. Os valores pagos já ultrapassaram os R$ 7 bilhões, disse.

De acordo com Delcidio, a empresa Itaipu Binacional ainda mantém programas de agricultura orgânica na bacia hidrográfica do Paraná, investe no programa de cultivo de peixes em tanques-redes e patrocina um programa de coleta solidária para catadores de papel que atuam na coleta seletiva do lixo em 16 municípios próximos ao reservatório, dentre outras atividades.



07/05/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mozarildo homenageia jornalistas pelo transcurso de seu dia

MIRANDA HOMENAGEIA AS MULHERES BRASILEIRAS PELO TRANSCURSO DE SEU DIA

Senado aprova aumento da tarifa paga pelo Brasil ao Paraguai por energia da usina Itaipu Binacional

Itaipu Binacional

Técnicos da SAE visitam instalações da Itaipu Binacional

Itaipu Binacional tem superavit de U$ 784,2 milhões em 2011