Delcídio quer fundo para recuperar ambiente degradado por ação ou omissão do Estado



O senador Delcídio do Amaral (PT-MS) quer mudar a Constituição para incluir, como obrigação do poder público, a criação de programa de recuperação de ambiente degradado por ação ou omissão do Estado. O parlamentar apresentou proposta de emenda à Constituição estabelecendo que a recuperação ambiental será financiada por meio de fundo próprio (PEC 36/2012).

Na justificação da matéria, Delcídio explica que a Constituição de 1988 já atribui responsabilidade àqueles que, por exemplo, degradam o meio ambiente com a exploração mineral. Ele cita ainda casos de responsabilização do poder público em desastres ambientais, “especialmente na sua ausência em disciplinar a exploração econômica de determinadas áreas”.

Com a proposta, o parlamentar quer disciplinar a obrigação do Estado de instituir programa específico para a recuperação do meio ambiente sempre que a degradação for resultado de uma ação do poder público ou de situação em que o ente público tenha sido omisso.

A matéria aguarda designação de relator na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), que dará parecer antes de a PEC seguir para Plenário.



26/09/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado é homenageada pelo Programa Ação Criança

AGU entra com ação para recuperar R$ 8 milhões desviados em fraudes no INSS

AMIR LANDO DEFENDE AÇÃO IMEDIATA DO DNER PARA RECUPERAR TRECHO DA BR-364

João Alberto pede ao governo ação imediata para recuperar Barragem do Pericumã

Meio Ambiente: Secretaria e ONGs se unem para recuperar matas ciliares

Meio Ambiente: Secretaria e ONGs se unem para recuperar matas ciliares