João Alberto pede ao governo ação imediata para recuperar Barragem do Pericumã



O senador João Alberto Souza (PMDB-MA) solicitou ao governo federal uma ação imediata de recuperação da barragem do rio Pericumã, no Maranhão. Ele disse que a barragem não obteve, durante seus 25 anos de existência, nenhum trabalho significativo de conservação.

- Pela importância dessa obra, pelo que representa em termos de recursos públicos ali investidos e pela importância social que tem, no sentido da produção de alimentos e benefícios à população pobre da região, apelo ao Ministério da Integração Regional, ao Ministério da Agricultura e ao ministro do Programa Fome Zero, pedindo ação imediata para que essa estrutura não seja anulada pelo abandono - afirmou o senador.

A barragem, segundo informou, beneficia a população pobre de quatro municípios da baixada maranhense. "A imponente estrutura de concreto e aço foi acumulando desgastes e agressões que hoje comprometem sua permanência", observou. Chuvas torrenciais, enchentes, ventos fortes e tráfego constante de rebanhos abriram ameaçadores pontos de erosão, segundo o senador, e a rede elétrica precisa ser substituída em grande parte. Ele disse também que necessitam de manutenção a casa de máquinas, cabos e roldanas, comandos eletromecânicos de operação e os sistemas de freios.

O grupo gerador, informou, encontra-se em atividade graças à ação da prefeitura de Pinheiro, mas a operação do sistema da barragem precisa de um corpo de operadores adequadamente treinados. Para o senador, os recursos públicos são desperdiçados não apenas quando não são aplicados nos projetos, mas também quando as obras financiadas são abandonadas e ficam sem manutenção.



03/09/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


AMIR LANDO DEFENDE AÇÃO IMEDIATA DO DNER PARA RECUPERAR TRECHO DA BR-364

João Alberto pede providências para socorrer o Rio Mearim

João Alberto pede atenção para situação da juventude brasileira

João Alberto lembra campanha da CNBB e pede ajuda para Apaes

João Alberto pede à Câmara regulamentação da Emenda 29 para melhorar saúde pública

João Alberto preserva metas fiscais do governo na LDO para 2003