Delegação brasileira nos Jogos Militares terá campeões olímpicos e mundiais



A delegação brasileira na quinta edição dos Jogos Mundiais Militares, que começam oficialmente no sábado (16), tem nomes de peso entre os 268 atletas participantes. Entre as estrelas que foram incorporadas às Forças Armadas e vão competir nos próximos dias estão campeões mundiais e ganhadores de medalhas olímpicas em esportes coletivos e individuais.

Dentre os destaques da equipe brasileira, dois são os campeões olímpicos de vôlei Anderson Rodrigues e Valeska Menezes. Anderson foi medalha de ouro em Atenas, em 2004; prata em Pequim, em 2008; bicampeão mundial, em 2002 e 2006; e hexacampeão da Liga Mundial, entre 2001 e 2007. Já Valeska foi ouro em Pequim, tricampeã do Grand Prix feminino (em 2004, 2005 e 2008) e vice-campeã da Copa do Mundo, em 2003.

Da seleção brasileira de futebol feminino para a seleção das Forças Armadas vieram Andreia dos Santos, conhecida como Maycon, e Tânia Maranhão, ambas ganhadoras da medalha de prata em Atenas e Pequim, e de ouro nos Jogos Pan-Americanos, em duas edições: 2003 e 2007.

No atletismo, destacam-se Jadel Gregório, que liderou o ranking mundial de salto triplo em 2007, ano em que também foi vice-campeão mundial, e Vicente Lenílson, prata no revezamento 4x100m nos Jogos Olímpicos de Sidney, em 2000, e vice-campeão mundial na mesma prova.

A equipe de judô terá três ganhadores de medalhas olímpicas: Tiago Camilo (prata em 2000 e bronze em 2008), Leandro Guilheiro (bronze em 2004 e 2008), Flavio Canto (bronze em 2004) e Ketleyn Quadros (bronze em 2008). Há ainda, na vela, a iatista Isabel Swan, que ficou com o bronze em Pequim, na categoria 470.

A disputa, no entanto, não será fácil. Outros países também vêm com estrelas olímpicas para o Rio de Janeiro, entre eles, ganhadores de medalha de ouro em Pequim, como a corredora queniana Nancy Langat (1.500 metros), o atirador ucraniano Oleksandr Petriv (tiro rápido de pistola a 25 metros), a judoca italiana Giulia Quintavalle e a judoca romena Alina Alexandra Dumitru.


Campanha sobre violência contra mulheres

Os atletas brasileiros que participarão dos Jogos Militares contribuíram para a campanha mundial UNA-SE pelo Fim da Violência contra as Mulheres, criada em 2008 pelas Nações Unidas para combater a violência de gênero.

Os atletas Jadel Gregório (salto triplo), Denise Campos (maratona), Luiz Ramos (boxe), Kátia Cilene (futebol feminino), Rafael Lima (boxe), Simone Lima (pentatlo) e Soraya Cabral (corrida de orientação) aparecem em um vídeo e em cartazes chamando a atenção da população para o problema.

No vídeo, os atletas falam sobre estatísticas da violência contra as mulheres e convocam o público para a prevenção e eliminação desse tipo de crime. A mensagem da campanha vai circular nos principais espaços e instalações do evento, como os estádios Engenhão, Maracanãzinho, São Januário e Parque Aquático Maria Lenk.

A coordenadora de enfrentamento à Violência contra as Mulheres do ONU Mulheres Brasil e Cone Sul, Verônica dos Anjos, explicou que eventos esportivos como os Jogos Mundiais Militares ajudam a potencializar o alcance da campanha, que vai até 2015, seguindo a orientação das metas do milênio.

“Usar esses encontros internacionais esportivos é extremamente importante por conta da reunião de atletas de todo o mundo e de um público proveniente de diversas partes do mundo. Com isso, conseguimos sensibilizar a população sobre a questão da igualdade de gênero assim como os atletas, que representam ideia e conceitos e têm uma interação muito mais fácil com a sociedade em geral.”

Verônica disse que, além do vídeo e dos cartazes, serão distribuídos folhetos e materiais de sensibilização nas Vilas Militares, espaços de convivência, e competições finais de vôlei feminino de praia e de quadra, atletismo e futebol feminino e masculino. “Nossa equipe de voluntários vai fazer um trabalho de sensibilizar as pessoas, com conversas, tentando explicar a temática do que estamos trabalhando.”

O projeto teve a colaboração do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil e do Ministério da Defesa. O evento vai reunir 112 países e mais de 4 mil atletas e as competições são gratuitas e abertas ao público.


Fonte:
Agência Brasil



14/07/2011 18:26


Artigos Relacionados


Delegação brasileira terá 259 atletas nos Jogos Olímpicos Londres 2012

Medalhas dos Jogos Mundiais Militares são apresentadas em Brasília

Defesa lança livro sobre os 5º Jogos Mundiais Militares

Dilma diz que finalistas dos 5º Jogos Mundiais Militares são exemplo de persistência

Jogos Mundiais Militares são preparação para a Copa e as Olimpíadas

Ministério vai inspecionar cavalos durante Jogos Mundiais Militares