Delegação brasileira tem melhor campanha da história em Jogos Paralímpicos



Delegação brasileira conquistou sétima posição com 43 medalhas, sendo 21 de ouro

Em Londres, o Brasil teve sua melhor campanha em Paralimpíadas desde que começou a participar da competição na Alemanha, nos Jogos de Heidelberg 1972, quando não conquistou medalhas. O Brasil ficou em sétimo lugar com 43 medalhas, 21 de ouro, 14 de prata e 8 de bronze. Todos os medalhistas são beneficiados pelo programa Bolsa-Atleta, do Ministério do Esporte. Na delegação nacional, de 182 atletas, 156 (85%) são bolsistas.

O quadro de medalhas ficou na seguinte ordem: China com 231 medalhas (95 de ouro), a Rússia com 102 (36 de ouro), Grã-Bretanha com 120 medalhas (34 de ouro), Ucrânia com 84 medalhas (32 de ouro), Austrália, com 85 medalhas (32 de ouro) e Estados Unidos, com 98 medalhas (31 de ouro).

A equipe brasileira cumpriu a meta determinada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) de ficar entre os sete primeiros colocados no quadro geral de medalhas, melhorando duas posições em relação ao 9º lugar conquista em Pequim, na China, há quatro anos.

Atletas como Daniel Dias, que obteve o recorde brasileiro nos Jogos, ao ganhar seis ouros em provas de natação; e André Brasil, que faturou três ouros e duas pratas nas piscinas, foram fundamentais para alcançar esse resultado. Foi destaque também o tricampeonato do futebol de 5 e as medalhas no Atletismo, como o ouro de Alan Fonteles nos 200m, as três primeiras colocações nos 100m feminino e o ouro de Tito Sena na maratona para amputados ou com deficiência em algum membro superior ou inferior.

O presidente do CPB, Andrews Parsons, destacou, em entrevista no domingo, o apoio do governo federal na preparação do Brasil para os Jogos Paralímpicos Londres 2012. O Ministério do Esporte destinou R$ 12 milhões para o Comitê Paralímpico só neste ano. Para a pré-temporada em Manchester, foram R$ 3,5 milhões. "Tivemos um planejamento estratégico em conjunto com as confederações e com o governo federal, que garantiu apoio a todas as  modalidades disputadas em Londres", explicou.

Por meio de nota, a presidenta Dilma Rousseff parabenizou nesta segunda-feira os atletas brasileiros. “Graças à força, garra e capacidade de superar limites, alcançamos uma inédita sétima colocação”, disse. “Cada um dos nossos atletas paralímpicos que estão em Londres, tendo conquistado ou não medalhas, representa uma história pessoal de luta e superação, exemplo para toda a nação”, acrescentou.

Rio 2016

A cidade do Rio de Janeiro recebeu no domingo (9) a bandeira paralímpica durante a cerimônia de encerramento dos Jogos de Londres. O Rio irá sediar os próximos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, em 2016. A bandeira chega nesta segunda-feira (10) ao Brasil. A comitiva brasileira desembarca no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro por volta das 20h.

No Rio, os Jogos Paralímpicos deverão ter aproximadamente 4,2 mil atletas de mais de 150 países. Os jogos na capital fluminense terão dois novos esportes, o paratriatlo e a paracanoagem, e totalizará 22 modalidades. A bandeira olímpica já está no Rio de Janeiro e chegou depois do encerramento dos Jogos de Londres, no mês passado.

 

Para os Jogos Rio 2016, Parsons espera continuar com investimentos públicos e um aumento do interesse de entidades privadas em patrocinar o esporte paralímpico. “Onde houve investimentos, o movimento paralímpico mostrou resultados. O objetivo é sempre olhar para frente”, afirmou.

Cerimônia de encerramento

Alan Fonteles, ouro nos 200m, levou a bandeira do Brasil na cerimônia de encerramento. A bandeira paralímpica foi recebida pelo prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes. O Estádio Olímpico em Londres parou para ouvir pela última vez o Hino Nacional Brasileiro. Durante os oito minutos de apresentação do Brasil após a passagem da bandeira tiveram direito a funk, frevo, forró, capoeira. Participaram o cantor baiano Carlinhos Brown, a banda Paralamas do Sucesso, a cantora carioca Thalma de Freitas e um grupo de quatro bailarinas brasileiras cegas.

Por último, os atletas paralímpicos brasileiros Daniel Dias, que ganhou seis medalhas de ouro na natação em Londres, e Ádria Santos subiram ao palco com a marca dos Jogos Paralímpicos Rio 2016.

 

Confira o vídeo que comemora a contagem regressiva dos Jogos Paralímpicos Rio 2016:

 

Leia mais:

Brasil conquista sétimo lugar nas Paralimpíadas de Londres 

Brasil participa da abertura das Paralimpíadas com o nadador Daniel Dias como porta-bandeira 

Começam nesta quarta-feira (29) os Jogos Paralímpicos de Londres 

Bandeira brasileira é hasteada na Vila Paralímpica em sinal de boas vindas aos atletas 

Delegação paralímpica brasileira busca 7ª colocação em Londres  

 

10/09/2012 16:03


Artigos Relacionados


Nadador Daniel Dias concorre ao prêmio de melhor atleta dos Jogos Paralímpicos de Londres

Esgrima encerra Jogos Sul-Americanos com melhor resultado da história

Delegação brasileira terá 259 atletas nos Jogos Olímpicos Londres 2012

Delegação brasileira nos Jogos Militares terá campeões olímpicos e mundiais

Delegação brasileira chega a Londres para disputar os Jogos Escolares Britânicos

Aranha fica em 15º em sua primeira prova nos Jogos Paralímpicos