Delegação brasileira vai à Itália aprofundar parceria no setor de pequenos negócios e cooperativismo



Uma delegação brasileira estará na Itália até 12 de setembro para promoção do intercâmbio técnico entre instituições brasileiras e italianas que atuam nas áreas de pequenos negócios e cooperativismo. Integram a missão representante do Gabinete Pessoal do Presidente da República e diretores do Ministério da Fazenda, do Banco do Brasil, do Banco Central e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
 

Na pauta estão a troca de informações sobre a legislação do acesso a serviços financeiros e  a garantia de crédito para pequenas empresas, que na Itália constituiu política pública. As reuniões de trabalho acontecerão em Roma e em Bolonha.
 

O objetivo é buscar subsídios para a construção de um marco legal e normativo sobre o tema no Brasil. Na Itália, os consórcios de garantia coletiva de crédito existem há mais de uma década e tem possibilitado a inserção das pequenas empresas no sistema financeiro.
 

Itália e Brasil assinaram parceria para implantação de projetos piloto, tendo como foco temas de desenvolvimento local, participam mais de 40 cidades no Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Piauí e Amazonas. Na Itália, fazem parte da cooperação as regiões da Úmbria, do Marche, da Toscana, da Emilia Romagna e da Ligúria.
 

Em dezembro de 2009 foi instalada em Brasília a Comissão Intersetorial para a gestão do programa de cooperação Brasil Próximo. A contrapartida italiana é o anúncio de investimento de cerca de sete milhões de euros em programas de cooperação até 2013.

 

Fonte:
Secretaria Geral da Presidência da República

 



06/09/2010 16:42


Artigos Relacionados


Indústria náutica brasileira será promovida na Itália por meio de parceria

Delegação de 580 empresários da Argentina está em São Paulo para ampliar negócios

Brasil tem maior delegação de empresas em feita internacional de negócios digitais

CAS vai aprofundar debate sobre setor pesqueiro

Comitê interministerial reforça compromisso de apoiar pequenos negócios

Sebrae diz que governos e bancos devem acolher pequenos negócios