Sebrae diz que governos e bancos devem acolher pequenos negócios



O presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Luiz Barretto disse nesta terça-feira (28), que as instituições financeiras e o governo precisam acolher cada vez mais a diversidade dos pequenos negócios. Políticas diferenciadas para as micro e pequenas empresas (MPE) e, sobretudo, para os empreendedores individuais, vão ajudar na criação de um ecossistema de pequenos empreendimentos.  A afirmação foi feita durante o painel “Criando um Ecossistema de PME que servem a base da Pirâmide”, no 1º Fórum BID para o Desenvolvimento da Pirâmide na América Latina.

“O ambiente legal que facilita a vida de quem quer empreender é um passo. Fizemos isso com a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa e com o Empreendedor Individual. O outro são as políticas diferenciadas de crédito”, disse Barretto.

“A pessoa que trabalhou anos na informalidade não tem a cultura de trabalhar com as instituições bancárias. Os bancos precisam entender como trabalha este novo empresário”. Segundo ele, a micro e pequena empresa no passado tinha a cultura da prática. “Aprendia-se vivenciando o dia a dia da empresa. Hoje muito provavelmente esta cultura já não funcione mais”.

Outra cultura que precisa ser mudada, de acordo com o presidente do Sebrae, é o empreendedorismo por oportunidade. “Nem todo mundo tem vocação para o empreendedorismo. Por isso, precisamos incentivar o empreendedor por oportunidade”.

Para o subgerente do Fundo Multilateral de Investimento (Fomin), Fernando Gimezes Ontiveros, os “atores” envolvidos com as pequenas empresas precisam ter tolerância ao fracasso. “Se há comprovação de sucesso, os fundos e os bancos apostam sem preocupações. Mas que tipo de empreendedor temos na América Latina? Se estamos falando da base da pirâmide, ele não tem treinamento e muitas vezes perfil para lidar com as exigências destes fundos e bancos”.

Outro ponto que deve ser tratado no âmbito de um ecossistema, diz Barretto, é o encadeamento produtivo. “Os negócios entre grandes e pequenas empresas podem gerar oportunidades para a base da pirâmide em todos os sentidos”.


Fonte:
Agência Sebrae



28/06/2011 20:58


Artigos Relacionados


Micro e pequenos negócios terão ano excelente, prevê Sebrae

Mantega diz que governos europeus devem socorrer bancos para evitar nova crise

Melhora a escolaridade de pequenos empreendedores, aponta pesquisa do Dieese e Sebrae

Cristovam: Governos salvam bancos, mas não investem em educação

Comitê interministerial reforça compromisso de apoiar pequenos negócios

Adelmir Santana: Crédito não está chegando aos pequenos negócios