Delegação brasileira vai até a Suécia conhecer o uso da faixa de 450 MHz
Uma comitiva de representantes do Ministério das Comunicações e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) viaja neste fim de semana para a Suécia, para conhecer melhor a exploração dos serviços de voz e dados na faixa de 450 MHz naquele País.
No Brasil, essa frequência vai ser usada para expandir os serviços de telecomunicações na zona rural, incluindo telefonia fixa, móvel e internet. O edital de licitação da faixa está previsto para ocorrer até abril de 2012. Durante a visita, os representantes do governo brasileiro vão conhecer a atuação das empresas Ericsson e NET 1, que opera em vários países escandinavos.
A diretora do Departamento de Serviços e de Universalização de Telecomunicações, Miriam Wimmer, afirma que o objetivo da viagem é verificar a atuação em campo dessas empresas na faixa de 450 MHz, o modelo de licitação utilizado, o custo da operação, os equipamentos necessários e a abrangência do serviço.
Miriam Wimmer avalia que a visita da delegação brasileira será fundamental também para definir a elaboração do edital de licitação para exploração da faixa de 450 MHz. De acordo com o estabelecido pelo Plano Geral de Metas de Universalização (PGMU), publicado no fim de junho, a empresa vencedora deverá ampliar a prestação do serviço na zona rural e os critérios de seleção serão: o menor preço ao usuário; abrangência de pelo menos 30 quilômetros a partir de localidades que têm telefone fixo individual, além da obrigatoriedade de oferecer internet gratuita às escolas públicas na zona rural.
A agenda dos representantes do governo brasileiro prevê também visitas ao Ericsson Experience Center, ao Centro de Operações da NET1 e à VINNOVA (Agência de Inovação do Governo Sueco).
Fonte:
Ministério das Comunicações
20/07/2011 17:13
Artigos Relacionados
CCT recebe delegação da Suécia e Noruega no dia 28
Delegação chinesa vem ao Brasil conhecer o setor mineral
Delegação da Geórgia vem ao Brasil para conhecer agronegócio do País
Declaração Oficial da Delegação Brasileira na COP 16
Missão brasileira vai à Espanha conhecer produção em aquicultura
Delegação da Seleção Brasileira já está em Toronto