Delegação chinesa vem ao Brasil conhecer o setor mineral



Uma delegação chinesa veio ao Brasil para conhecer as políticas e a gestão do setor mineral. O Secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, Claudio Scliar, explicou à delegação, a gestão dos recursos minerais e os princípios que norteiam as políticas do Ministério de Minas e Energia para o setor. “Os bens minerais brasileiros pertencem a União” disse Scliar. Os representantes do país asiático explicaram que na China, os bens também pertencem a União, mas depende de qual tipo de minério e o porte do empreendimento.

Os chineses explicaram como é o Marco Regulatório daquele país. Segundo ele, as concessões na China variam de 10 a 30 anos. “O tempo é limitado, difere por tipo de minério com a possibilidade de renovação” explicou Liu Linhane Diretor-Geral do Departamento de Recursos Minerais, Exploração e Monitoramento, do Ministério da Terra e Recursos Naturais.

Scliar explicou que o código de mineração brasileiro vigente é de 1967 e que ele está desatualizado, o que gera incertezas e judicializações, por isso está sendo proposto o Novo Marco Regulatório da Mineração, que se encontra em análise na Casa Civil. “Nós estudamos a legislação de vários países para a elaboração do novo regulamento. Estamos consolidando mudanças profundas com o Novo Marco Regulatório da Mineração” disse o secretário.

Com relação à Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais-CFEM, Scliar apresentou os valores cobrados atualmente. “Os valores das taxas cobradas variam de 0.2 a 3% do faturamento bruto, sendo que 12% do valor cobrado pertencem a União, 23% ao estado e 65% ao município”, finalizou.  O secretário apresentou ainda dados sobre a produção mineral brasileira, que em 2011 faturou 53 bilhões, bem com sobre as principais substâncias que o País produz e as que ele é dependente. "Somos grandes produtores de nióbio; ferro; manganês e bauxita, mas somos dependentes do potássio, elementos terras raras, entre outros”, finalizou Scliar.

Participaram da reunião, na quarta-feira (9), representantes do Ministério da Terra e Recursos Naturais e do Serviço Geológico da China. A delegação foi liderada pelo Diretor-Geral do Departamento de Recursos Minerais e Explotação do Ministério da Terra e Recursos Naturais.

 

Fonte:
Ministério de Minas e Energia



11/05/2012 15:02


Artigos Relacionados


Comitiva chinesa visita o Brasil para conhecer setor de energia e mineração

Delegação francesa visita Brasil em busca de oportunidade no setor mineral

Delegação da Geórgia vem ao Brasil para conhecer agronegócio do País

Delegação chinesa visita Plenário da Casa

Delegação chinesa visita o Plenário do Senado

Delegação chinesa conhece tecnologia agrícola brasileira