Delegação de Cabo Verde busca experiências em educação profissional no Brasil



Uma delegação de Cabo Verde chegou nesta segunda-feira (11), ao Brasil, para aprofundar a troca de experiências sobre a educação profissional e tecnológica. O grupo visitante, composto por representantes do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) do país africano, participou de uma série de reuniões com técnicos do Ministério da Educação. Na próxima quarta-feira (13), o grupo visita o campus Fortaleza do Instituto Federal do Ceará. 

O presidente do conselho de administração do IEFP, Anastácio Silva, informou que o principal objetivo da missão é a parceria para estimular o ensino técnico no país, em especial para os jovens. Segundo ele, o maior desafio de Cabo Verde, hoje, é a geração de emprego. O índice de desempregados alcança 11%. 

“A consolidação do sistema nacional de qualificação profissional e a criação de um programa de certificação são nossos focos”, explica Anastácio Silva. O instituto federal de Goiás já ministra cursos técnicos e de qualificação a cabo-verdianos. 

Desde 2007 vigora um acordo entre os dois países para capacitação dos africanos em gestão de formação profissional e apoio para estruturação e elaboração de conteúdos de cursos de hotelaria e turismo. 

Cabo Verde é um país insular africano, constituído por dez ilhas. Tem 500 mil habitantes e realizou sua independência de Portugal em 1975.


Fonte:
Ministério da Educação



11/04/2011 19:16


Artigos Relacionados


Gestores de educação profissional se reúnem em Brasília para trocar experiências

Brasil inaugura Missão Naval em parceria com Cabo Verde

Senadores buscam estreitar relações do Brasil com Cabo Verde

Brasil recebe comissão de direitos humanos e cidadania de Cabo Verde

Brasil e Cabo Verde firmam agenda cultural nesta semana

Brasil participa de debates sobre diversificação energética em Cabo Verde