Delegação de Massachussets visita o Senado, 'em busca de parcerias'
Um grupo de mais de 50 pessoas ocupou praticamente toda a sala da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) do Senado na tarde desta segunda-feira (5). Entre elas, estava o governador do estado norte-americano de Massachussets, Deval Patrick, que deixou bem claro para os senadores Marcelo Crivella (PRB-RJ) e Cristovam Buarque (PDT-DF) o que move a missão de políticos, empresários e dirigentes de instituições culturais e acadêmicas do estado:
- Quando planejamos esta visita, a comitiva era bem menor. Vieram três vezes mais pessoas do que o planejado inicialmente, tamanho o interesse manifestado em parcerias com o Brasil entre os empresários e acadêmicos.
Patrick lembrou que o estado é um dos mais avançados em tecnologia e educação nos Estados Unidos. Lá estão, por exemplo, a célebre Universidade Harvard e o Instituto de Tecnologia de Massachussets, o MIT.
- Dentro da atual política de geração de empregos, há grande interesse em estabelecer acordos com o Brasil nas mais diversas áreas - explicou o governador.
Integram a comitiva reitores e diretores de várias universidades do estado. Em Brasília, eles estiveram também no Supremo Tribunal Federal (STF).
Ao abrir a reunião, Marcelo Crivella afirmou que "agora é a hora do Brasil". O parlamentar lembrou o esforço do país para aumentar o investimento em ciência e tecnologia, de forma a se atingir a meta de 2,5% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2022.
O senador Cristovam Buarque afirmou que a melhor instituição de ensino e pesquisa na área de tecnologia no Brasil, o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), surgiu justamente de uma parceria com o MIT, cinco décadas atrás. Na avaliação do senador pedetista, o renascimento do ITA depende de nova parceria com sua congênere norte-americana. Cristovam observou que o Brasil tem ilhas de inovação, com produção de pesquisas tecnológicas de alto nível, mas falta a elas integração com a iniciativa privada. Ele afirmou ainda que, além da falta de investimento em pesquisa, o Brasil sofre com a falta de qualidade na educação de base.
Para o senador estadual de Massachussets Marc Pacheco, investir no conhecimento é um forte compromisso do estado. Ele foi outro da comitiva a realçar a "determinação" de Massachussets em estabelecer muitas parcerias com instituições brasileiras.
O encontro foi precedido de uma explicação preparada pela analista legislativa Flavia Santinoni Vera sobre as metas brasileiras para inovação; avanços tecnológicos no processo legislativo; propostas relevantes sobre ciência, tecnologia e educação em tramitação no Senado Federal; objetivos para a formação de pesquisadores para os próximos anos; e investimentos em centros de pesquisa feitos no Brasil por empresas estrangeiras.
Ao final da reunião, Crivella mandou tocar a canção Massachussets, da banda anglo-australiana Bee Gees. Eles aplaudiram.
05/12/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Delegação francesa visita Brasil em busca de oportunidade no setor mineral
Delegação francesa visita o Senado
DELEGAÇÃO RUSSA VISITA SENADO
Delegação francesa visita o Senado
DELEGAÇÃO FRANCESA VISITA O SENADO
Delegação de parlamentares da Suíça visita o Senado