Delegação entregará a Renan projetos para desenvolver indústria aeronáutica
O presidente do Senado, Renan Calheiros, recebe, nesta quarta-feira (7), o líder do PV na Câmara e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Indústria Aeronáutica, deputado Marcelo Ortiz (SP), que, acompanhado de uma delegação integrada por outros parlamentares e embaixadores da Polônia, Itália e Rússia, entregará ao senador projetos destinados ao aumento da competitividade da indústria aeronáutica brasileira.
A delegação entregará a Renan iniciativas em favor da instalação de uma fábrica de helicópteros no Vale do Paraíba, em São Paulo, de uma fábrica de planadores, em Porto Alegre (RS), e da produção de aviões militares em Recife (PE). Este último projeto prevê a instalação de uma fábrica para a produção de aviões de treinamento destinados a suceder o AT-26-Xavante, com a utilização do Parque de Materiais Aeronáuticos de Recife (Pamar).
De acordo com o deputado, esse projeto poderá ser a base para a implantação de um novo pólo industrial aeronáutico no país, beneficiando o Nordeste com a mesma tecnologia italiana fornecida à Embraer. Representantes dessa Frente Parlamentar já estiveram em visita oficial à Polônia, Rússia e Itália, onde, conforme Marcelo Ortiz, constataram firme interesse na cooperação técnico-científica e na disposição de transferirem tecnologia para o Brasil.
De acordo com Ortiz, a maioria dos países detentores de tecnologia aeronáutica faz restrição à transferência de conhecimento, sob a alegação de que este pode ser utilizado para fins militares, ressalvas não apresentadas por Polônia, Rússia e Itália. Ortiz entende que esses projetos devem ter o apoio do governo, visto que "o desenvolvimento da indústria aeronáutica se enquadra no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), com a capacidade de geração de centenas de milhares de empregos para mão-de-obra qualificada e melhor remunerada".
A Frente Parlamentar em Defesa da Indústria Aeronáutica Brasileira foi criada em dezembro de 2003 e é integrada por deputados federais, senadores e deputados estaduais. Seu objetivo principal é incentivar a produção nacional no setor.
07/02/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Debatedores pedem desoneração tributária para a indústria aeronáutica nacional
Daesp abre licitação para áreas destinadas à indústria aeronáutica no aeroporto de Sorocaba
Afif entregará a Renan projeto sobre imposto na nota fiscal
Alta tecnologia marca o aniversário da Indústria Aeronáutica Brasileira
Primeiro dia do seminário sobre competitividade aborda indústria aeronáutica
Indústria aeronáutica brasileira é respeitada em todo o mundo, dizem senadores