Delegacia eletrônica permite registro de BO pela internet
Serviço atende casos como furto de veículos e perda de documentos
O governo de São Paulo dispõe de um serviço pela internet para registro de Boletim de Ocorrência (BO). Trata-se da Delegacia Eletrônica, que pode ser acessada pelo endereço www.ssp.sp.gov.br/bo. Para registrar o BO basta preencher o formulário, seguindo as orientações que aparecem na tela do computador, de acordo com a ocorrência a ser registrada. O serviço atende casos como furto de veículo, perda ou furto de documentos, placas de veículos ou de aparelho de telefone celular, desaparecimento de pessoa e até localização de pessoa desaparecida.
Para usar a Delegacia Eletrônica é necessário ter um endereço eletrônico (e-mail), já que é enviado por e-mail um link (endereço para acesso de determinada página na internet) e uma senha para que o usuário possa imprimir o BO. Quem não tem computador em casa pode optar por espaços públicos com acesso gratuito à internet, como Infocentros, Poupatempos e Telecentros. Para ver a lista de locais com acesso gratuito à internet, acesse http://www.ssp.sp.gov.br/bo/enderecos.aspx.
O preenchimento do formulário é fácil, mas requer atenção para garantir a correção de todos os dados informados. A ficha começa por dados como o endereço da ocorrência, prossegue com informações pessoais (nome, endereço, telefone, e-mail, número de documentos, nome dos pais, etc.) e passa para dados mais específicos sobre o ocorrido. No caso de furto de veículo, por exemplo, é preciso informar os dados do veículo, número de documentos – caso não tenham sido levados junto com o veículo. Se foram, é preciso relacionar quais foram os documentos furtados. O formulário também pede descrição do ocorrido.
Se a pessoa lembrar de algum dado, que esqueceu de informar quando preenchia o formulário, basta acessar a Delegacia Eletrônica e clicar em “Complemento do Boletim”. Basta informar o número do BO, CPF, e-mail, telefone e complementar a informação.
Também é possível acompanhar online o andamento de solicitação de Boletim Eletrônico de Ocorrência. Para isso basta informar o número do protocolo do boletim, ano de cadastro da ocorrência, e-mail e CPF.
No ano passado, a Delegacia Eletrônica recebeu mais de 250 mil registros de BOs. Dados do Infocrim (Sistema de Informação Criminal) de 2005 mostram que 90% dos furtos de celulares, 89% dos furtos de placas de veículos (dianteira ou traseira), e 70% dos furtos de documentos tiveram seus BOs registrados via internet, na Delegacia Eletrônica.
Serviço:
Delegacia Eletrônica www.ssp.sp.gov.br/bo
Ocorrências que podem ser registradas na Delegacia Eletrônica:
- Furto de Veículo
- Furto ou perda de documentos
- Furto ou perda de placas de veículos
- Furto ou perda de aparelho de telefone celular
- Desaparecimento de pessoa
- Encontro de pessoa desaparecida
Cíntia Cury
09/17/2008
Artigos Relacionados
B.O. pela Internet cresce 33% na Delegacia Eletrônica
Delegacia Eletrônica já aceita registro de roubos
Delegacia Eletrônica amplia registro de ocorrências online
Segurança: Delegacia Eletrônica facilita o registro de ocorrências
Segurança: Delegacia Eletrônica facilita o registro de ocorrências
Delegacia Eletrônica: registro de ocorrências cresce mais de 30% em 2007