DEMOCRACIA É CAMINHO PARA PROGRESSO E JUSTIÇA SOCIAL, DIZ ACM A AKIHITO



A democracia é o caminho escolhido para promover o desenvolvimento econômico e a justiça social no Brasil, garantiu hoje (dia 3) o presidente do Congresso Nacional, Antonio Carlos Magalhães, na sessão solene realizada pelo parlamento em homenagem ao imperador do Japão, Akihito. Antes, o imperador agradecera a atenção do Legislativo, afirmando que "com a democratização, o papel do Congresso Nacional está se tornando cada vez mais importante".

Akihito foi saudado por Antonio Ueno (PFL-PR), em nome dos deputados e por Jader Barbalho (PMDB-PA), em nome dos senadores, no plenário da Câmara dos Deputados. Em sua chegada ao Congresso, o imperador foi recepcionado pelos presidentes da Câmara, Michel Temer, e do Senado, Antonio Carlos Magalhães. Os presidentes das comissões de Relações Exteriores das duas Casas e lideranças partidárias conduziram o imperador à Mesa.

Em sua saudação aos parlamentares brasileiros, o imperador japonês afirmou que desde a assinatura do já centenário Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre os dois países, as relações entre o Brasil e o Japão "têm sido mantidas por fortes e estreitos laços de amizades".

Akihito entende que nos últimos anos esse intercâmbio está sendo realizado em setores cada vez mais amplos e saudou o aprofundamento dessa aproximação também na área parlamentar. O imperador recordou a "profunda admiração" que sentiu durante sua visita à capital da República, em 1967, "pelo fato de, no planejamento urbanístico de Brasília, ter sido adotado o ideal da separação dos três poderes, tanto que a Praça dos Três Poderes foi construída na parte central da cidade".

Antonio Carlos Magalhães, depois de lembrar as três visitas de Akihito ao Brasil, destacou a crescente importância que vem conquistando o parlamento brasileiro "à medida em que corresponde aos anseios da sociedade".

O presidente do Congresso agradeceu o apoio do Japão e dos imigrantes japoneses para o esforço de desenvolvimento econômico nacional e ressaltou o interesse do país em estreitar parcerias com nações economicamente mais fortes, como os Estados Unidos e o Japão, para que mais rapidamente os brasileiros possam superar "a pobreza e realizar seu futuro de grandeza".



03/06/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


Berzoini diz que reforma da Previdência é caminho para justiça social

Sarney diz que Estatuto do Idoso é grande passo no caminho da justiça social

Escola é o caminho para a democracia racial, diz Mozarildo

Embaixador apoia "caminho natural" para a democracia no Egito

Cristovam critica governo do DF: 'Em vez de novo caminho, estamos no velho caminho'

COMUNICAÇÃO SOCIAL FORTALECE DEMOCRACIA