Demóstenes afirma que provas do Enem são mal elaboradas e ideologicamente tendenciosas
O senador Demóstenes Torres (DEM-GO) criticou nesta quinta-feira (29) as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010. Em sua opinião, as avaliações foram mal elaboradas e apresentam conteúdo tendencioso. Ele disse que o Enem 2011 provavelmente vai apresentar os mesmos problemas.
- A meta oficial é espetar uma estrelinha vermelha no peito de cada um dos 5,4 milhões que lotarão as salas no próximo mês para o Enem 2011 - disse.
Para o senador, os textos do exame nacional fazem doutrinação ideológica de esquerda, são generalistas e apresentam "salamaleques esquerdistas".
- É desnecessário ser bom em adição para resolver uma operação simples. A meta maior não é educar, mas doutrinar; não é convencer o aluno a ler os clássicos, mas obedecer à cartilha - disse.
Demóstenes analisou com detalhes algumas questões do último Enem, mostrando perguntas e respostas, segundo ele, "pouco elaboradas e tendenciosas". Para o senador, essas questões apresentam preconceito contra o avanço tecnológico na produção rural, contra o sistema capitalista e a favor do "bolivarianismo", por exemplo.
- Gostaria de voltar a discutir o Enem antes de sua edição 2011, nos próximos dias 22 e 23. As provas, é óbvio, já foram elaboradas e impressas. Se não, é preciso rogar ao Ministério da Educação que atente para os testes. O Enem deve avaliar o nível de conhecimento, não de militância. A iniciativa do exame é louvável e não pode ser atrapalhada pelo recrutamento de cabos eleitorais em que se transformaram as políticas públicas de Educação - declarou.
29/09/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Provas do Enem vão percorrer 308 mil quilômetros
FAB finaliza transporte de provas do Enem no Norte
Investimentos garantem qualidade e segurança das provas do Enem
Universidades vão participar da ampliação de questões nas provas do Enem
Acesso de estudantes às provas do Enem está suspenso
Gráfica RR Donnelley Moore vai imprimir provas do Enem