Demóstenes externa preocupação com quadro de violência no Entorno do DF
Preocupado com o quadro de violência no Entorno do DF, o senador Demóstenes Torres (DEM-GO), que foi secretário de Justiça de Goiás, considerou o envio de tropas da Força Nacional de Segurança para a região uma notícia alvissareira. Ressaltou, porém, que a União esqueceu o Entorno no governo Luiz Inácio Lula da Silva e deveria, por essa razão, investir em planejamento para esses municípios.
Segundo lembrou em pronunciamento nesta terça-feira (25), a área já está sendo chamada de "baixada brasiliense", em alusão à Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro. Como solução, Demóstenes sustentou a necessidade de ações urgentes para minimizar o problema, que, a seu ver, deverá assumir proporções incontroláveis nos próximos anos.
- A ONU já havia divulgado um estudo prevendo que nessa década o Entorno seria uma das dez regiões mais violentas do mundo. Quando fui secretário de Justiça do governo Marconi Perillo [atual senador pelo PSDB de Goiás] e era presidente Fernando Henrique Cardoso, firmamos convênios com o Distrito Federal e com a União. Assim, pudemos aparelhar melhor as polícias comuns e criar toda uma infra-estrutura para prevenir o aumento da criminalidade local - frisou Demóstenes.
O senador enfatizou que é contra a criação de um estado (Estado do Planalto) no território, conforme proposição em tramitação no Congresso, lembrando que Goiás já perdeu grandes quantidades de terra para a criação do Tocantins, para a Bahia e para o próprio DF.
- Mas se não houver um solução planejada, vou apoiar o Estado do Planalto -finalizou.
25/09/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Demóstenes preocupado com quadro de violência no Entorno do DF
Suplicy externa preocupação com violência na capital paulista
Agripino externa preocupação com influência negativa da Venezuela sobre o Brasil
Raupp externa preocupação com possível nova crise energética a partir de 2011
VIOLÊNCIA NO ENTORNO DO DF PREOCUPA MAURO MIRANDA
Debate sobre violência no DF e Entorno reúne autoridades em município goiano