Demostenes faz balanço positivo da administração Marconi Perillo
O senador Demostenes Torres (PFL-GO) fez nesta quinta-feira (5) um balanço positivo da administração do governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), à frente do estado desde 1999. Demostenes citou realizações nas áreas de educação, cultura, saúde, saneamento básico, segurança pública, agricultura e administração. A ênfase maior do pronunciamento foram os reflexos da gestão de Perillo na área de preservação ambiental.
- Investir em saneamento é investir em saúde e meio ambiente, mas nem sempre foi assim. Grande parte das riquezas naturais goianas acabou degradada ao longo de décadas de descaso. Marconi Perillo multiplicou por 14 a área ambiental protegida no estado (0,22% para 3,26%), implantou o Prêmio de Gestão Ambiental e o Comitê Gestor da Bacia do Rio Meia Ponte - afirmou o senador.
Demostenes deu especial atenção às necessidades de preservação do Rio Araguaia. Ele disse que o governo goiano faz a sua parte, quando, por exemplo, intensifica a fiscalização da pesca.
Em aparte, a senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) apoiou as iniciativas que visam a proteção do Araguaia. Ela afirmou ser necessário levar o desenvolvimento sustentável para a região, intensificando a exploração turística.
Demostenes também elogiou a administração Perillo na área de educação. Ele lembrou a criação da Universidade Estadual de Goiás, além de outros programas de apoio que permitem o acesso de estudantes carentes à rede de ensino.
O senador, que foi secretário de Segurança no primeiro mandato de Perillo (1999-2002), disse que esta área também recebeu atenção especial do governo.
- Investimos na motivação dos policiais e dos bombeiros. O pessoal da segurança não recebia reajuste havia oito anos e Perillo subiu os salários em média 40%. As forças de segurança passaram por uma depuração jamais vista. Privilegiamos os competentes e honestos - afirmou, citando ainda a criação do Conselho Estadual de Direitos Humanos e a Polícia Turística.
Além disso, afirmou o senador, Perillo atuou firme na geração de empregos, por meio da redução de impostos e da criação de instituições de fomento ao desenvolvimento.
- Essa série de fatores favoráveis foi decisiva para que 150 médias e grandes empresas se instalassem no estado - observou.
Todas estas realizações, na avaliação do senador, fizeram o sucesso eleitoral do governador, reeleito em 2002.
- Marconi é obstinado, bem articulado e vai continuar realizando o que for melhor para Goiás - disse.
05/06/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Marconi Perillo se despede com balanço de seus quatro anos no Senado
Marconi Perillo assinala Dia do Aviador
(Foto) - Marconi Perillo, governador de Goiás
Marconi Perillo chega para depor na CPI
Marconi Perillo diz que gravações telefônicas não o incriminam
CPI pode votar até dia 17 a convocação de Marconi Perillo