Demóstenes tenta reunir CCJ nesta quarta. Requerimento pede convocação de Erenice



O presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) senador Demóstenes Torres (DEM-GO) confirmou que está mantida a reunião daquele colegiado marcada para esta quarta-feira (6).

Por meio de sua assessoria de imprensa, Demóstenes disse que virá de Goiânia para presidir os trabalhos da comissão. Adiantou que, se houver quórum, entre as matérias a serem votadas estão os requerimentos convidando as ex-ministras da Casa Civil Dilma Roussef e Erenice Guerra a prestarem esclarecimentos sobre as denúncias que apontam a existência de tráfico de influência no ministério diretamente ligado ao presidente da República.

As denúncias vieram a público antes do primeiro turno das eleições presidenciais e envolvem servidores e parentes de Erenice, que foi a principal assessora da candidata do PT ao governo, Dilma Rousseff, a quem sucedeu no cargo. Os requerimentos são de autoria do senador Alvaro Dias (PSDB-PR).

- Espero que haja quorum. Precisamos de 12 senadores para a comissão funcionar. Se a presença for pequena, só conseguiremos votar matérias consensuais - advertiu o presidente da CCJ, em entrevista à Rádio Senado.

Integrante da bancada governista, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) assegurou que continuará a se fazer presente no Senado, mesmo quando não houver votações, mas afirmou que convites a autoridades ou ex-autoridades do governo só serão votados depois do segundo turno das eleições, em 31 deste mês. 

Projetos 

Está na pauta da reunião um conjunto de projetos que alteram o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e outros relacionados ao setor automotivo: o PLC 157/08, do deputado Geraldo Resende (PMDB-MS), que institui o aviso de vencimento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH); e o PLC 320/09, da deputada Rose de Freitas (PMDB-ES) que regulamenta a destinação dos valores arrecadados no leilão de veículos apreendidos e não reclamados por seus proprietários.

Também deve ser votado o PLS 127/09, do senador Romeu Tuma (PTB-SP), o qual determina que os veículos de propulsão humana, tipo bicicleta, sejam fabricados, importados, montados e comercializados com os equipamentos obrigatórios de segurança previstos no CTB; o PLS 436/07, do senador Edison Lobão (PMDB-MA), que torna exclusivo dos Detrans o registro do contrato de aquisição de veículo; e o PLS 477/09, do senador Gerson Camata (PMDB-ES), que dispõe sobre a responsabilidade das empresas que vendem e instalam vidros automotivos pela destinação final ou pela reciclagem dos seus produtos.



05/10/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alvaro Dias mantém requerimento de convocação de Erenice Guerra

CPI do Banestado volta a se reunir nesta quarta-feira

CPI do Futebol volta a reunir-se nesta quarta-feira

Requerimento pede convocação de diretor da PF sobre caso Lunus

Fórum de Aprendizagem Profissional vai reunir jovens nesta quarta

Convocação de Erenice Guerra será primeiro item da pauta da CCJ