Requerimento pede convocação de diretor da PF sobre caso Lunus



A senadora Heloísa Helena (PT-AL) apresentou requerimento durante reunião da Comissão de Fiscalização e Controle (CFC), nesta quarta (6), para convocar para explicações, em audiência pública, o diretor-geral da Polícia Federal e os delegados que participaram da operação que levou à apreensão de documentos na empresa Lunus, de São Luís (MA). São sócios da empresa a governadora do Maranhão, Roseana Sarney, e Jorge Murad, seu marido.

O presidente da comissão, senador Amir Lando (PMDB-RO), evitou colocar em votação o requerimento nesta quarta (6) porque faltava um senador para o quorum mínimo de deliberação, que é de nove senadores. Ele anunciou que a votação será feita em reunião extraordinária da CFC convocada para a próxima quarta (dia 13), às 11h30.

O requerimento cita para a audiência pública os delegados Hélbio Dias Leite e Paulo Tarso, da Divisão de Crime Organizado da Polícia Federal, além do diretor-geral da PF, Agílio Monteiro Filho. O senador Roberto Saturnino (sem partido-RJ) será o relator do requerimento.

Para a senadora Heloísa Helena, o objetivo é conhecer as possíveis ligações entre o empresário Aldenor Cunha Rebouças e o gerente de Planejamento do governo do Maranhão, Jorge Murad. A empresa AC Rebouças (de Aldenor Rebouças) representava em São Luís, em setembro do ano passado, a Usimar, acusada de receber financiamentos da extinta Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e de não investir o dinheiro em um projeto de autopeças. O Ministério Público pediu à Justiça, e conseguiu, que a Polícia Federal fizesse apreensão de documentos na Lunus, fato que ocorreu na última sexta-feira (dia 1º).

A senadora também apresentou requerimento na CFC pedindo informações ao ministro da Justiça, Aloysio Nunes Ferreira, sobre as diligências da Divisão de Crime Organizado da Polícia Federal no escritório do empresário Aldenor Cunha Rebouças e na Lunus.



06/03/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissão Mista ouve DPF sobre caso Lunus

Diretor-geral da PF fala sobre operação na Lunus

Alvaro Dias pede a convocação de ex-diretor da Previ para esclarecer denúncias sobre 'fábrica de dossiês'

PT pede esclarecimentos sobre ação da PF na Lunus

Demóstenes tenta reunir CCJ nesta quarta. Requerimento pede convocação de Erenice

CPI rejeita convocação de presidente do BB e aprova convocação de diretor do banco