Dengue: agentes de saúde do DF podem entrar em residência sem autorização do proprietário
Para combater o mosquito transmissor da dengue, a Justiça do Distrito Federal autorizou a entrada de agentes de saúde em imóveis públicos, privados, abandonados ou fechados, independentemente da permissão do proprietário ou do morador. A medida será cumprida por meio da expedição de alvará judicial.
Nos imóveis abandonados, desocupados ou fechados, os agentes públicos deverão ingressar com duas testemunhas, que assinarão um termo atestando a ausência do morador.
De acordo com a decisão da 7ª Vara da Fazenda Pública do Distrito Federal, a Constituição garante o direito à saúde e obriga o Estado a cumpri-lo por meio de políticas públicas de combate a doenças endêmicas, como a dengue.
O último balanço da Secretaria de Saúde do Distrito Federal aponta que, no período de 1º de janeiro a 16 de março deste ano, foram notificados 1.336 casos suspeitos de dengue. Do total, 248 foram confirmados, 340 descartados e 748 permanecem em investigação. A primeira morte por dengue no DF foi confirmada na última segunda-feira (21).
No Brasil, nos dois primeiros meses do ano, foram confirmadas 51 mortes em decorrência da doença. As mortes confirmadas ocorreram no Acre, Amazonas, Pará, Maranhão, Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Paraná, em Pernambuco, Alagoas, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso, Goiás e na Bahia.
Fonte:
Agência Brasil
23/03/2011 12:29
Artigos Relacionados
Saúde: Agentes reforçam combate à dengue em 11 regiões paulistas
Projeto permite inspeção sanitária em imóveis desabitados sem autorização do proprietário
Agentes comunitários de saúde podem ser dispensados de morar na mesma comunidade em que atuam
Agentes penitenciários poderão entrar em greve
Mapa da dengue indica 48 cidades que podem sofrer surto de dengue
SP coloca 25 mil agentes nas ruas contra a dengue