Mapa da dengue indica 48 cidades que podem sofrer surto de dengue
Os resultados mais recentes do Mapa da Dengue no País — que permite identificar onde estão concentrados os focos de reprodução do mosquito transmissor, o Aedes aegypti —, divulgados nesta segunda-feira (5), mostram que, de um total de 561 municípios pesquisados, 48 estão em situação de risco para ocorrência de surto de dengue , enquanto 236 estão em alerta e outros 277, com índice satisfatório. Nessas 48 cidades, mais de 3,9% dos imóveis pesquisados apresentaram larvas do mosquito.
Mesmo assim, o ministro reforçou que os dados do levantamento não significam que a situação não possa ser revertida. “Um determinado município, que apresenta situação de risco, poderá mudar este cenário com a intensificação das medidas nas áreas de maior risco”, afirmou Alexandre Padilha, ao apresentar os dados do levantamento. Segundo ele, o estudo é uma espécie de fotografia que permite ao órgão conhecer a situação da dengue em todo o País. “As cidades que estão em situação de alerta, não podem baixar a guarda: ao contrário, devem intensificar suas ações. Já os municípios em situação de baixo risco podem migrar para uma grande epidemia”, alertou.
O mapa também revelou que 4,6 milhões de pessoas vivem em áreas de risco para epidemia de dengue. “Além do sistema de vigilância convencional, contamos, a partir de agora, com o Observatório da Dengue, mais uma ferramenta que irá nos ajudar no monitoramento da doença por meio das redes sociais”, ressaltou o ministro.
Os municípios em situação de risco, incluindo três capitais - Rio Branco (AC), Porto Velho (RO), Cuiabá (MT) - estão localizados em 16 estados brasileiros: quatro na região Norte; sete no Nordeste ; três no Sudeste; um no Centro-Oeste e um na região Sul. Confira o Mapa da Dengue na íntegra.
Fonte:
Ministério da Saúde
05/12/2011 16:37
Artigos Relacionados
Saúde alerta: 24 cidades brasileiras correm risco de surto de dengue
Ademir Andrade denuncia surto de dengue em Tucuruí
Papaléo alerta para novo surto de dengue
Ministério da Saúde divulga novo mapa de risco da dengue no Brasil
Ministério da Saúde aprova planos contra dengue de 1.159 cidades
Número de casos de dengue predomina nas cidades sem saneamento adequado