Denúncias de violação a direitos humanos crescem 77% em 2012
Por meio do disque 100, o usuário pode denunciar violências, colher informações sobre paradeiro de crianças e adolescentes desaparecidos e também tráfico de pessoas
O número de denúncias de violações de direitos humanos, feitas por meio do Disque 100, alcançou 155.336 de janeiro a novembro deste ano. Os registros representam aumento de 77% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registradas 87.764 denúncias. Ao todo, considerando também as ligações com pedidos de orientações e de informações, foram feitos, de janeiro a novembro de 2012, 234.839 atendimentos.
Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (10) pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, responsável pelo serviço, para marcar o Dia Internacional dos Direitos Humanos.
Para a ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, o aumento nos números ocorreu porque a população percebeu que o serviço é confiável. "Se a população não percebesse que há resultados e que a rede de acolhimento e de encaminhamento está melhorando, não continuaria denunciando por meio do serviço", disse.
- Relatório apresenta panorama dos direitos humanos no Brasil
- Casa dos Direitos é inaugurada em Brasília
10/12/2012 16:12
Artigos Relacionados
Denúncias de violação a direitos crescem 30% com campanha do governo e depoimento de Xuxa
Sérgio Petecão pede providências do Senado sobre denúncias de violação de direitos humanos na Bolívia
Jornalistas do DF falam sobre violação de direitos humanos na ditadura
Debatedores relatam violação de direitos humanos na República do Saharaui
Mortalidade materna e infantil é violação aos direitos humanos, diz Rosalba
Violação dos direitos humanos em cruzeiros internacionais é tema de audiência na CDH