Depen gerencia recursos de sistema penitenciário



O Departamento Penitenciário Nacional (Depen) é responsável por acompanhar a aplicação das normas de execução penal em todo o território nacional, auxiliar tecnicamente os estados e Distrito Federal, gerir os recursos do Fundo Penitenciário Nacional, além de outras atribuições.

Algumas ações específicas do Depen têm trazido um grande avanço para o sistema penitenciário brasileiro, como por exemplo o aparelhamento e reaparelhamento de estabelecimentos prisionais, o fomento à aplicação de penas alternativas, a realização de projetos de reintegração social dos presos, a capacitação de servidores que atuam com a execução penal, e ainda o repasse de recursos para a criação de novas vagas em unidades prisionais.

Só nos últimos dois anos, o governo federal repassou cerca de R$ 1 bilhão para os estados e Distrito Federal aplicarem em seus sistemas prisionais. Essa transferência de recursos acontece por meio da assinatura de contratos de repasse, convênios e doação de bens.

Entenda a seguir as principais ferramentas para a transferência destes recursos. 

Convênio
O convênio é um acordo firmado entre a União e as unidades da Federação com o intuito de realizar um projeto específico, estabelecido no objeto do convênio, fazendo uso do recurso federal, e ainda do recurso estadual, que é aplicado no convênio como  contrapartida (determinado em lei). Assim, caberá aos estados e DF a execução do convênio, passando pelas etapas de licitação, início e conclusão das atividades previstas no convênio, e ainda a fase de prestação de contas do recurso federal utilizado.

Atualmente, o Depen repassa recursos por meio de convênios para as unidades federativas executarem ações de ressocialização do preso e egresso (incluindo projetos de educação, capacitação profissional, e outros); fomento a aplicação de alternativas penais à prisão; capacitação dos servidores penais, além de outros projetos.

Contrato de repasse
Outra modalidade de transferência de recursos é o contrato de repasse, quando o repasse é feito para a instituição financeira federal, que atua como mandatário da União, nesse caso a Caixa Econômica Federal. Este repassa gradativamente o recurso aos estados e DF, conforme o andamento do objeto contratado. No Depen, os contratos de repasse são firmados especificamente para a construção, reforma ou ampliação de unidades penais.

Nos últimos dois anos, o Depen tem realizado com maior frequência a aquisição direta de equipamentos para doação às unidades federativas. Em vez de repassar o recurso ao estado, o Departamento faz a licitação e compra dos bens para então doá-los às Secretarias de Estado responsáveis pela administração prisional. A prática adotada garante maior celeridade e economia no processo de compra. Nos últimos três anos, por exemplo, foram gastos mais de R$ 41 milhões com a aquisição de veículos cela e ambulâncias (para o transporte de presos) e posterior doação a todas as unidades federativas.

Fonte:
Ministério da Justiça



28/01/2014 18:04


Artigos Relacionados


Sistema de monitoramento 24h gerencia informações emitidas por pluviômetros

Saúde no Sistema Penitenciário

Sistema Penitenciário tem produção própria de medicamentos

Alckmin sanciona lei complementar do sistema penitenciário

Senadores vão aos estados checar sistema penitenciário

Sistema Penitenciário Federal é tema de encontro no Paraná