Deputado Newton Lima assume presidência da Representação Brasileira no Parlasul



A Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul (Parlasul) elegeu, nesta terça-feira (22), o deputado Newton Lima (PT-SP) seu novo presidente. O deputado Renato Molling (PP-RS) e o senador Paulo Bauer (PSDB-SC) ocuparão os cargos de primeiro e segundo vice-presidentes da representação.

De acordo com o senador Roberto Requião (PMDB-PR), presidente da representação desde 2011, a escolha foi feita respeitando a rotatividade entre Senado e Câmara no cargo de presidente e considerando também a diversidade partidária.

O novo presidente da comissão, deputado Newton Lima, defendeu uma atuação protagonista da delegação brasileira no Parlasul independente do calendário a ser seguido em Montevidéu, cidade sede do bloco. Lima destacou ainda a necessidade de o Parlasul ser reconhecido pelos chefes dos países que o compõem e da interação da representação brasileira com o Executivo - notadamente com o Ministério das Relações Exteriores e a Presidência da República.

- Nossa expectativa, portanto, é de uma ação dinâmica, participativa e envolvente do grupo – disse.

O deputado Renato Molling ponderou que o Mercosul ainda é pouco conhecido e pediu atuação mais intensa dos parlamentares na informação da população.

- Se nós quisermos fazer eleições diretas [para escolher os representantes do Parlasul] da maneira como está, vamos ter dificuldades, porque o povo brasileiro ainda não está bem por dentro do que é o Mercosul e qual a sua importância – disse.

O senador Paulo Bauer (PSDB-SC), vice-presidente do grupo, considerou importante a presença de parlamentares do Sul do Brasil na direção do Parlasul, já que o Mercosul tem uma relação direta com esses estados. O senador Gim Argello (PTB-DF), que inicialmente disputaria o cargo com Bauer, abriu mão de sua candidatura para que fosse mantido o equilíbrio da chapa diretora, com a participação da Região Sul e de um partido da oposição.

A representação brasileira no Parlasul é composta por dez senadores e 27 deputados federais. Os representantes têm como atribuição acompanhar e emitir pareceres sobre todas as matérias referentes ao Mercosul, além de promover audiências públicas e solicitar esclarecimentos ou depoimentos de qualquer autoridade ou cidadão. Para o senador Requião, o bloco ganha em importância com a efetivação da Venezuela no Parlasul.



21/05/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Newton Lima quer 'mais protagonismo' do Parlasul na integração regional

Requião assume Representação no Parlasul pregando solidariedade na crise

Brasil assume presidência do Parlasul em meio a debate sobre proporcionalidade

Cancelada reunião da Representação Brasileira no Parlasul

Representação Brasileira no Parlasul adia reunião

Reconhecimento de diplomas tem apoio da Representação Brasileira no Parlasul