Deputados açorianos chegam para comemorar os 250 anos do povoamento do Estado




Em comemoração aos 250 anos do povoamento açoriano no Rio Grande do Sul, chega ao Estado na próxima semana um grupo de parlamentares provenientes do Arquipélago dos Açores. As comemorações - originadas na lei de autoria do deputado Vieira da Cunha (PDT), que definiu o dia 16 de janeiro como a data do povoamento açoriano - envolvem a Assembléia Legislativa, governo do Estado, Câmara de Vereadores e Prefeitura Municipal.

Em julho do ano passado, através da Comissão Especial dos 250 anos do Povoamento Açoriano no Rio Grande do Sul, os deputados Vieira da Cunha (PDT), Germano Bonow (PFL) e Giovani Cherini (PDT) visitaram os Açores.

A comitiva de cinco deputados açorianos chega na próxima terça-feira, dia 15, às 20 horas, liderada pelo presidente da Assembléia Legislativa Regional dos Açores, deputado Fernando Menezes.Integram o grupo também o presidente do Grupo Parlamentar do PS, deputado Vasco Cordeiro, o vice-presidente do Grupo Parlamentar do PSD, deputado José Bolieiro Dias, o presidente do Grupo Parlamentar do CDS/PP, deputado Alvarino Pinheiro, e o presidente do Grupo Parlamentar do PCP, deputado José Decq Mota.

No dia 16, pela manhã, os parlamentares visitam a Câmara de Vereadores e à tarde participam de sessão especial da Comissão Representativa da Assembléia Legislativa. Às 18h30min, no Solar Palmeiro, acompanham a programação cultural organizada pela Secretaria Estadual da Cultura.

No dia 17, o roteiro pela manhã inicia com visita ao município de Viamão, Usina do Gasômetro, Museu Joaquim José Felizardo e Monumento aos Açorianos em Porto Alegre. O almoço será no Restaurante Calamares, oferecido pelo cônsul de Portugal, José Lages dos Santos.À tarde, os parlamentares visitam Triunfo e às 20h serão homenageados com sessão solene na Câmara de Vereadores de Taquari.

Os municípios do Litoral Norte serão visitados dia 18 pelos deputados açorianos: às 9h Santo Antônio da Patrulha, almoço em Osório e às 17h em Torres. Gramado e Canela recebem dia 19 a visita dos açorianos. O retorno está previsto para dia 20 de janeiro.

Pioneiros

O deputado Vieira da Cunha explica que os açorianos foram os povoadores pioneiros do Continente do Rio Grande de São Pedro. Embora tropeiros lagunistas, paulistas, sorocabanos, portugueses continentinos já tivessem aportado no Sul do Brasil, somente a partir da chegada dos "Casais do Número" ou "Casais del Rey" é que várias povoações foram formadas, em meio às lutas pela demarcação de terras dos Sete Povos das Missões e da invasão dos espanhóis.

O Arquipélago dos Açores é composto de nove ilhas vulcânicas do Atlântico e em 1748 possuía uma população volumosa (152 mil habitantes) para as suas dimensões: 2.344 km2. Ao contrário, o Brasil Meridional dessa época era um vazio com pouco mais de três mil pessoas em 60 mil km2.

"Os oito mil quilômetros que separam o Arquipélago dos Açores do Brasil não impediram a chegada desse povo simples, que trouxe uma bagagem de conhecimentos técnicos, tradições e costumes que foram fundamentais na consolidação do processo povoador da nossa região", registrou Vieira da Cunha, que ao instituir o Dia do Povoamento Açoriano no Rio Grande do Sul disse pretender fazer "uma justa e merecida homenagem ao povo que aqui chegou há 250 anos e deu importante contribuição à formação da nossa gente".



01/11/2002


Artigos Relacionados


Deputados açorianos recebem homenagens

Deputados açorianos concedem coletiva amanhã

Comunidade de Taquari homenageou deputados açorianos

Ações culturais vão comemorar comemorar 200 anos da independência de países latino-americanos

Deputados açorianos são recepcionados com um típico churrasco gaúcho

Câmara de Porto Alegre homenageia deputados açorianos