Deputados açorianos pedem a criação do Grupo da Amizade



Durante a sessão especial da Assembléia Legislativa do Estado, realizada ontem em homenagem aos 250 anos do povoamento açoriano no Rio Grande do Sul, o presidente da Assembléia Regional de Açores, Fernando Menezes, propôs a criação do Grupo Parlamentar da Amizade, com a “ missão de manter os laços que unem os deputados gaúchos e açorianos”. Ele também fez um convite oficial para que os parlamentares do Rio Grande do Sul visitem a Ilha dos Açores como forma de encerrar as comemorações dos 250 anos do povoamento açoriano no Rio Grande do Sul.

A sessão especial faz parte do calendário de comemoração, que iniciou ontem com a chegada dos deputados a Porto Alegre. O dia 16 de janeiro passou a ser oficialmente o Dia do Povoamento Açoriano, atendendo solicitação do deputado Vieira da Cunha (PDT), que coordena a comissão especial da Assembléia Legislativa na visita dos parlamentares açorianos ao Rio Grande do Sul.

O presidente em exercício da Assembléia Legislativa gaúcha, deputado Francisco Appio(PPB) abriu os trabalhos lembrando que a cultura açoriana está consolidada na história do povo gaúcho. Appio também ressaltou a alegria de receber os deputados açorianos, que mais que amigos, “são nossos irmãos”. Ele afirmou também que a Casa do Povo está aberta e sempre esteve para todas as etnias do extremo sul do País.

O deputado Vieira da Cunha, que está coordenando os trabalhos de recepção aos parlamentares açorianos, foi responsável pela manifestação, representando a Assembléia Legislativa. Vieira da Cunha traçou um histórico sobre o processo da vinda dos açorianos para o Rio Grande do Sul, lembrando o desafio aceito por aquele povo ao vir para o Brasil. O parlamentar ressaltou que o Rio Grande do Sul é “hoje um estado açoriano”.

Durante a sua manifestação, Vieira da Cunha concedeu apartes aos seus colegas de legislatura. O deputado Germano Bonow (PFL) citou a obra do escritor Augusto Portoalegre sobre os açorianos que aqui chegaram. E afirmou que “os descendentes destes açorianos construíram o Rio Grande do Sul e Porto Alegre”. Também prestaram homenagem ao povo açoriano os deputados João Osório (PMDB), José Gomes (PT) e Ciro Simoni (PDT).

No encerramento da sessão especial, realizada no Plenarinho, o artista Manoel Costa recitou poemas e interpretou músicas açorianas para os convidados. Logo após, a comitiva açoriana e os deputados gaúchos visitaram o Solar dos Câmara.

Participaram da sessão além do presidente da Assembléia Regional dos Açores, Fernando Menezes, os deputados da Ilha dos Açores, Vasco Cordeiro, José Bolieiro Dias, Alvarino Pinheiro e José Decq Mota. Entre as autoridades presentes, o cônsul-geral de Portugal, José Lages dos Santos, o cônsul do Uruguai, Oscar Demaria, o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Gleno Scherer, o presidente em exercício do Tribunal Militar do Estado, João Carlos Bona Garcia, o procurador-geral Adjunto do Estado, Igor Moreira, o secretário-adjunto da Cultura, Carlos Kieffer, e prefeitos e vereadores de Câmaras de Vereadores do interior do Estado.

Antes da sessão especial no Plenarinho, foi descerrada uma placa em homenagem aos 250 anos do povoamento açoriano no vestíbulo nobre da Assembléia Legislativa do Estado. Durante o ato, foram apresentadas canções em comemoração à data, de autoria de Ivo Ladislau e Carlos Catuípe

01/17/2002


Artigos Relacionados


Deputados açorianos recebem homenagens

Deputados açorianos concedem coletiva amanhã

Comunidade de Taquari homenageou deputados açorianos

Deputados açorianos são recepcionados com um típico churrasco gaúcho

Câmara de Porto Alegre homenageia deputados açorianos

Deputados açorianos visitam Prefeitura de Porto Alegre