Deputados anunciam na próxima semana como investigarão denúncias contra governo



O presidente da Comissão de Constituição e Justiça, deputado Jair Foscarini (PMDB), o vice-presidente da Comissão de Fiscalização e Controle, deputado Cézar Busatto (PPS) e o ex-relator da CPI da Segurança Pública, deputado Vieira da Cunha (PDT), decidiram esta manhã, que na próxima semana estarão anunciando qual a forma de investigação que será adotada pela Assembléia frente a série de denúncias envolvendo o presidente do Clube da Cidadania Diógenes de Oliveira e o governo do Estado.

Os deputados da oposição que integram o grupo de estudos lembram que Diógenes foi um dos responsáveis pela arrecadação da campanha do governador Olívio Dutra e um dos principais indiciados da CPI da Segurança, por não ter explicado a origem de parte do dinheiro que serviu para comprar a sede do Clube da Cidadania, cedida em comodato ao diretório estadual do PT até o começo deste ano. Agora o prédio abriga o MST.

Em reunião realizada esta manhã, na coordenadoria do PDT, os deputados chegaram a conclusão que os documentos fornecidos pelo Ministério Público e o depoimento da agente de viagem Maria Fachini denunciando favorecimento de Diógenes em licitações de órgãos do governo do Estado, são graves e devem ser também investigados pela Assembléia. Duas alternativas estão sendo examinadas: a criação de uma nova CPI ou a constituição de uma subcomissão especial.

Conforme Foscarini, o fato é que existe consenso em torno da necessidade de formalizar instrumento de fiscalização, mesmo durante o período eleitoral. Na mesma reunião desta manhã, o deputado Germano Bonow (PFL), comunicou que está concluindo estudos em torno do depoimento de Maria Fachini, que disse ao MP que Diógenes tinha uma pessoa de confiança na secretaria Estadual da Saúde que facilitava as licitações em favor da empresa Pangea Turismo. Essa pessoa, conforme a agente de viagem, teria recebido como recompensa uma promoção para outro setor. Bonow apresentará as conclusões do estudo na próxima semana.

07/17/2002


Artigos Relacionados


Arthur Virgílio e Cristovam anunciam mais duas denúncias contra Sarney

Deputados do futuro vivem semana como deputados federais

Deputados do futuro vivem semana como deputados federais

CONSELHO DE ÉTICA ANALISA DENÚNCIAS DE JADER E ACM NA PRÓXIMA SEMANA

CONSELHO DE ÉTICA ANALISA DENÚNCIAS DE JADER E ACM NA PRÓXIMA SEMANA

CONSELHO DE ÉTICA ANALISA DENÚNCIAS DE JADER E ACM NA PRÓXIMA SEMANA