Deputados debatem eleições e demissão de Buchabqui
A interpretação dos resultados eleitorais e a demissão do secretário da Administração, Jorge Buchabqui, foram os principais temas abordados pelos deputados na sessão plenária. O líder do governo, deputado Ivar Pavan, afirmou que entre “o modelo de desenvolvimento oficial – projeto de incentivos fiscais, que prioriza o lucro e os interesses privados e o modelo de desenvolvimento centrado nas questões sociais”, a população do Estado e do País, escolheu “o projeto democrático e popular, o modo petista de governar”.
Pavan disse acreditar que a população vai “gradativamente se apropriando do conteúdo da proposta petista, centrada e organizada em cima da participação popular e da democracia, observando a diferença do conteúdo do nosso discurso e da nossa prática”
O deputado Elmar Schneider (PMDB) rebateu Pavan, contrapondo o elogio do projeto petista com a declaração do secretário demissionário de que o governo do Estado “tem problemas de articulação, dificuldade de deslocação interna e externa e a falta de um projeto estratégico que nos faça ser mais do que gerentes do dia a dia preocupados em economizar”.
Contestou, também, a propalada capacidade de diálogo do governo, lembrando a confissão de “constrangimento”, do ex-secretário com o teor de algumas ações judiciais propostas pelo Piratini em vez da busca da negociação política.
Sobre o projeto eleitoral que o partido propôs à população do País, Schneider ironizou, lembrando que o candidato do PT cresceu em Curitiba ao prometer que, se eleito, terminaria com todos os pardais instalados na cidade.
“Aqui no Rio Grande do Sul, em cada árvore o governador colocou um pardal para multar a população”.
O líder da bancada do PT, deputado Elvino Bohn Gass, contestou a contestação feita pelos oposicionistas ao governo Olívio Dutra, lembrando que “pela primeira vez, no Estado, um prefeito, na Capital, é eleito pelo partido do governador”.
Disse ainda que nesta eleição “votar no PT, significou um voto na ética e na transparência”.
10/31/2000
Artigos Relacionados
Deputados debatem eleições e os embates e alianças do 2º turno
Na CDH, sindicalistas e autoridades debatem assédio moral e demissão voluntária
Senadores e deputados debatem terrorismo
Deputados debatem índice de reajuste ao magistério
Deputados debatem Programa Família Cidadã
Senadores e deputados debatem aumento do desmatamento na Amazônia