Deputados pedem urgência para projeto que pune embriaguez de motoristas



O presidente do Senado, José Sarney, recebeu nesta quarta-feira (12) o deputado Beto Albuquerque (PSB-RS), vice-líder do governo, acompanhado do 1º vice-presidente da Câmara, deputado Inocêncio Oliveira (PFL-PE). Os deputados trouxeram a Sarney os autógrafos do projeto 735/2003, de autoria de Albuquerque e já aprovado naquela Casa, solicitando urgência para sua tramitação no Senado.

O projeto modifica o Código de Trânsito Brasileiro, para tornar mais rigoroso o controle do uso de bebidas alcoólicas entre condutores de veículos, responsável por grande número de acidentes com vítimas. Como a lei permite ao motorista recusar-se a realizar os testes que comprovam a embriaguez (exame de sangue ou -bafômetro-), o projeto reconhece como alternativas -notórios e incontestáveis sinais de embriaguez, atestados por provas testemunhais obtidas pelo agente de trânsito-.

A proposta também diminui, de seis para três decigramas, o limite máximo de álcool permitido a quem estiver no volante, e determina que a pena de detenção, que é de dois a quatro anos para homicídio culposo cometido na direção de veículo motor, será aumentada de um terço à metade quando o condutor estiver sob a influência de álcool, substância tóxica ou entorpecente de efeitos análogos.



12/11/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


DEPUTADOS PEDEM A ACM URGÊNCIA NA VOTAÇÃO DA NOVA LEI DE DROGAS

Juristas aprovam novos meios para atestar embriaguez de motoristas

Juristas aprovam aumento de meios para provar embriaguez de motoristas

Ambientalistas pedem urgência para projeto da Mata Atlântica

Senadores pedem urgência para votação de projeto que proíbe propaganda de bebidas

Aposentados pedem urgência para projeto de Paim que atualiza seus benefícios