Ambientalistas pedem urgência para projeto da Mata Atlântica
O 1º vice-presidente do Senado, Paulo Paim (PT-RS), assegurou nesta quarta-feira (26), ao receber Mauro Montalvani, da organização não-governamental SOS Mata Atlântica, e um grupo de representantes de ONGs da área ambientalista acompanhados pelo deputado Sarney Filho, que o Senado deve votar o projeto que regulamenta o uso e conservação da Mata Atlântica, aprovado pela Câmara após doze anos de tramitação.
- Estou convencido que há vontade política para aprovar, e vamos trabalhar junto com o presidente do Senado, José Sarney, e os líderes de todos os partidos para que o projeto seja votado em regime de urgência urgentíssima, ainda no mês de junho - afirmou Paim.
A avaliação do senador foi confirmada pela líder do bloco governista, Ideli Salvatti (PT-SC), que ressaltou a necessidade urgente de aprovação da lei, para preservar o que resta da Mata Atlântica e resolver situações de conflito que persistem em vários estados, por falta de uma regulamentação clara sobre a utilização desse ecossistema.
Já Sarney Filho ressaltou que o projeto -não é o ideal, mas é o possível- , pois representa o consenso alcançado entre todos os segmentos interessados e por isso foi aprovado por unanimidade na Câmara.
Os parlamentares frisaram que o único ponto ainda polêmico no projeto - o artigo 46, que trata das indenizações e, segundo os ambientalistas, poderia suscitar abusos - não deve ser obstáculo para a votação pelo Senado. Para a senadora Ideli, esse artigo poderia ser vetado pelo presidente da República.
26/05/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Projeto de proteção da Mata Atlântica ainda não tem acordo para votação em urgência
Urgência para projeto de preservação da Mata Atlântica será votado na próxima terça-feira
Ministra Marina Silva e parlamentares pedem aprovação de lei para proteger Mata Atlântica
Inpe e SOS Mata Atlântica divulgam Atlas da Mata Atlântica
Projeto vai produzir mudas para reflorestar Mata Atlântica no RJ
Assembléia recebe projeto de contratações para conservação da Mata Atlântica